Consciência Negra: Prefeitura valoriza cultura afro-brasileira

Com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô realizará, a partir do dia 14 de novembro, a segunda edição do Projeto Vamos Subir a Serra. A programação do evento, que acontecerá na Praça Multieventos, das 8h às 22h, terá palestras, rodas de conversas, feira de produtos afro e quilombola, desfile de moda, exposições de arte e apresentações culturais.
Em Maceió, o projeto será encerrado no dia 18 de novembro com a sexta edição do Saurê Palmares, que acontece em celebração à cultura afro-brasileira com a participação de 20 atrações locais. De acordo com o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a programação cultural promovida no Mês da Consciência Negra reafirma o compromisso do Município com o segmento.
“Promover e fomentar as atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra é um compromisso nosso previsto no Plano Municipal de Cultura da cidade de Maceió. Desde o início da gestão, em 2013, nós temos uma pauta com a negritude bastante afirmada e, agora, estamos agregando a participação de outros parceiros ao trabalho voltado ao segmento da cultura afro-brasileira em Maceió, a exemplo do Anajô”, disse.
Segundo a vice-presidente do Anajô e coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, o apoio do Poder Público Municipal fortalece o segmento na capital, garantindo espaços legítimos para discussão e disseminação da cultura afro-brasileira.
“Essa parceria tem sido fundamental para viabilizar a execução do projeto, que irá acontecer pelo segundo ano consecutivo em Maceió, mas a gente precisa enaltecer o avanço que a atuação da atual gestão da Fmac tem garantido à promoção e valorização da cultura afro-brasileira em Alagoas, por meio de diversas ações que acontecem ao longo do ano”, afirmou.
O prefeito Rui Palmeira destaca as iniciativas que o Município tem realizado para valorizar a cultura afro-brasileira em Maceió. “Neste ano, além de realizar o Saurê Palmares durante o Vamos Subir a Serra, estamos disponibilizando parte da estrutura e da programação cultural do projeto. Mas é importante enfatizar que as ações dedicadas ao segmento vão além das atividades realizadas no Mês da Consciência Negra, já que o Município tem garantido a realização de outras iniciativas, a exemplo da Festa das Águas e do Xangô Rezado Alto”, ressaltou.
No dia 19 de novembro, as atividades do Projeto Vamos Subir a Serra serão realizadas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima

Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Parceria entre Seprev e Fiea amplia oferta de curso para socioeducandos em AL

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
