HU receberá acelerador linear para tratar pacientes com câncer
Na última semana, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, participou de uma reunião com o ministro da saúde Gilberto Occhi, na qual foi garantida a liberação do acelerador linear para o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). A aquisição do aparelho, que é uma expectativa para o hospital desde 2016, configura uma conquista para a Universidade e uma esperança para pacientes com câncer tratados no HU.
Na ocasião, também estiveram presentes Regina dos Santos, superintendente do HUPAA, Adeilson Loureiro, secretário excecutivo do Ministério, e o deputado federal Paulão. De acordo com o ministro da saúde, a liberação deverá ocorrer na próxima terça-feira (13). Em 2016 o HUPPA recebeu a primeira visita do órgão para estudo de viabilidade técnica. Desde então, a Gestão da Universidade tem se esforçado em viabilizar a liberação. Estima-se que o novo aparelho aumente a capacidade de atendimento em 20 pacientes por dia.
Para Valéria Correia, trazer o acelerador para o HU foi uma das prioridades da Gestão. "O aparelho vai ajudar o hospital a atender os pacientes com ainda mais eficiência. A Ufal está a serviço do povo alagoano e esse acelerador é um ganho imensurável para a sociedade", afirmou.
O acelerador
O acelerador linear é um equipamento utilizado na radioterapia, em pacientes com câncer. O aparelho consegue destruir células cancerígenas com maior precisão, o que diminui os danos ao tecido saudável ao redor do tumor.
“O acelerador que nós temos já está obsoleto e precisamos substituí-lo antes que se finde a sua vida útil, porque o tratamento desses pacientes não pode ser interrompido. O Hospital Universitário é referência nesse atendimento para pacientes do Serviço Único de Saúde que não teriam como pagar um procedimento tão caro em uma rede privada. Este equipamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte para as pessoas que nos procuram”, enfatizou a superintendente do Hospital Universitário, Regina dos Santos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
