Projeto Agente Eletrobras substitui geladeiras e lâmpadas antigas por mais eficientes

A Eletrobras Distribuição Alagoas concluiu em 2018 mais uma etapa do projeto Agente Eletrobras, que faz a substituição gratuita de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos mais econômicos. Neste ano foram contempladas mais de 22 mil unidades consumidoras residenciais em 23 cidades por todo o Estado, num investimento de mais de R$ 3 milhões.
Aproximadamente 90 mil lâmpadas fluorescentes e incandescentes foram trocadas por lâmpadas de led, e 200 geladeiras antigas que consumiam mais energia foram trocadas por aparelhos mais eficientes. As substituições vão ajudar os consumidores a perceber uma economia sensível nas contas de energia.
“Geladeira e lâmpada são dois equipamentos que representam uma parcela considerável da conta de energia. A expectativa é que as substituições gerem uma economia de mais de R$ 30 por unidade consumidora beneficiada com esses equipamentos”, explica Marcelo Ximenes, assistente da diretoria de Regulação. “O intuito da Eletrobras é ajudar os clientes a ver a importância do consumo consciente de energia elétrica e combater o desperdício”, completa.
O consumo consciente permite que a energia economizada seja fornecida a outros consumidores, evitando que o sistema elétrico fique sobrecarregado. O descarte dos equipamentos antigos, por sua vez, é realizado pela Eletrobras em um processo conhecido como “manufatura reversa”, onde as peças desmontadas recebem um tratamento específico, evitando a contaminação do meio ambiente.
O Agente Eletrobras prioriza unidades consumidoras localizadas em áreas de baixo poder aquisitivo, com ligação residencial monofásica, que estejam adimplentes com a Eletrobras e não possuam ligação clandestina de energia. Para a substituição da geladeira, outro critério importante é que a unidade tenha um consumo médio nos últimos três meses superior a 59 quilowatts-hora (kWh).
Neste ano foram beneficiados com o projeto clientes das cidades de Arapiraca, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Major Isidoro, Jaramataia, Traipu, Olho D’água Grande, Igreja Nova, Penedo, Teotônio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre, Anadia, Tanque D’Arca, Belém e Igaci.
Veja também
Últimas notícias

Festival de Inverno encerra programação nesta quarta (20) com grandes shows no aniversário de Palmeira

Palmeira dos Índios celebrou 136 anos com tradicional Desfile Cívico nesta quarta-feira (20)

Após deputado alagoano Alfredo Gaspar ser confirmado relator da CPMI, Lula se reúne com Hugo Motta
![[Vídeo] Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco](https://img.7segundos.com.br/ohG77SBMJiYKr1JcAuFJVi8DN10=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpi-8.jpg)
[Vídeo] Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco

Fabio Costa é escolhido para CPMI do INSS e promete apuração rigorosa dos bilhões desviados

Prefeitura de Rio Largo assina adesão ao Selo UNICEF 2025–2028
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
