Senai qualifica transportadores escolares em São Miguel dos Campos
Garantir conforto e, sobretudo, segurança para os cerca de cinco mil estudantes que utilizam a rede de transporte escolar do município de São Miguel dos Campos, situado na Zona da Mata alagoana.
Este é o principal objetivo dos cursos “Condutor de Veículo de Transporte Escolar” e “Condutor de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros”, que estão sendo promovidos numa parceria entre a prefeitura miguelense e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A turma é composta por 22 profissionais, do quadro do município e terceirizados. Com aulas aos sábados, eles estão aprendendo tudo sobre leis de trânsito, legislação específica sobre transporte de escolares, além de direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social e relacionamento interpessoal.
“Esta capacitação está sendo realizada para atender à Instrução Normativa nº 01 do Detran/AL, que regula as condições para concessão do serviço de transporte escolar no Estado de Alagoas”, explica Sanderson Leite, assistente administrativo da Gerência Comercial do Sesi/Senai. Segundo ele, o objetivo da norma é reduzir o número de acidentes com este tipo de transporte em todo o Estado.
A secretária de Educação de São Miguel os Campos, Elusa Rodrigues da Costa, explica por que é importante qualificar os motoristas de transporte escolar. “Eles transportam nossas joias raras, por isso, devemos ter um olhar diferenciado para o transporte de crianças e adolescentes”, afirmou.
Efetivo no quadro de motoristas da Educação do município desde 2001, Fábio Santos Medeiros diz que nunca se sentiu tão valorizado. “Inclusive o próprio Senai dá um suporte muito bom com ótimos professores, atendimento excelente com os motoristas. A gestão está de parabéns por estar investindo na classe dos motoristas e nós vamos dar frutos muito bons para o município”, afirmou.
A capacitação é um desejo antigo dos condutores de estudantes de São Miguel, revela outro aluno, Ronaclésio da Silva Cavalcante, também do quadro de efetivos. “A gente estava irregular e, através deste curso, nós estamos nos qualificando. Está sendo muito bom para nós porque vamos aprender cada vez mais”, concluiu.
Prefeituras interessadas em atender à norma do Detran podem entrar em contato com o Senai pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (82) 2121-3086 e (82) 99134-4738.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
