Cultura

Ronda no Bairro leva Bibliosesc para a Praça do Mirante no Jacintinho

Oficinas literárias, empréstimos de livros e contação de histórias são ações da unidade móvel

Por Assessoria 22/11/2018 08h08
Ronda no Bairro leva Bibliosesc para a Praça do Mirante no Jacintinho
Biblioteca nos Bairros com parceria da Ronda e do Sesc - Foto: Adaílson Calheiros

Nesta quarta-feira (21), das 9h às 16h, o programa Ronda no Bairro levou a biblioteca móvel, Bibliosesc, à Praça do Mirante, no Jacintinho, para receber a visita de alunos da Escola Estadual Professor Theonilo Gama e Escola Municipal Geruza Costa Lima. A parceria entre o programa e o Serviço Social do Comércio (Sesc) tem o intuito de desenvolver atividades de qualidade para toda a comunidade.

Uma vez por mês, a Bibliosesc vai aos territórios de atuação do programa Ronda no Bairro e estimula a leitura através de oficinas literárias, empréstimos de livros e contação de histórias, com profissionais preparados para interagir com o público. A unidade móvel proporciona a crianças, adolescentes e adultos o contato com um acervo de mais 3 mil títulos.

"Estamos contentes que o público esteja participando e interagindo com as atividades desenvolvidas. A parceria com o Sesc tem dado certo desde o início. A política de atuação deles é semelhante a nossa, trabalham com ações sociais e de cidadania para todos, principalmente para a comunidade vulnerável que não têm acesso a leitura, a uma educação de qualidade.”, explica a psicóloga Áurea Vasconcelos, coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro.

A equipe Social do programa articula parcerias para a promoção de atividades em espaços públicos, de forma a ocupá-los com apresentações culturais, atividades desportivas e de lazer. Também é responsável por identificar e encaminhar casos de pessoas em vulnerabilidade para a Rede de Atenção Psicossocial estadual e municipal.