Em Alagoas, 185 reeducandos vão participar do Enem para o Sistema Prisional
Provas acontecem em presídios de Maceió e no Agreste
O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem/PPL) deste ano acontecerá na próxima semana, nos dias 11 e 12 de dezembro. Em Alagoas, 185 reeducandos foram inscritos pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para participar do exame. As provas acontecerão no Complexo Prisional, em Maceió, e no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
A participação no exame acontece de forma voluntária. Os interessados em participar do processo seletivo manifestaram interesse e foram inscritos pela Gerência de Educação da Seris. O setor também é responsável por acessar os resultados e encaminhar os candidatos qualificados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e a outros projetos da educação superior.
A superintendente de Educação da Ressocialização, agente penitenciária Genizete Tavares, destaca a educação no processo ressocializador como uma oportunidade de recomeço digno. “A educação é a base para qualquer futuro. Trata-se da oportunidade do interno seguir um caminho diferente e melhor do que aquele que os trouxe até a prisão. O Enem traz esta oportunidade e abre um universo de possibilidades e caminhos a seguir”, disse.
Atualmente, 36 reeducandos em Alagoas cursam o ensino superior através da modalidade Educação à Distância (EAD) nas unidades Baldomero Cavalcanti, Presídio Militar, Presídio do Agreste e Núcleo Ressocializador da Capital.
Aplicação das provas
Os exames são divididos em dois dias e são constituídos por uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, sendo cada prova objetiva composta por 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá duração de 5 horas e meia, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, a duração será de 5 horas.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
