Governo de Alagoas lança aplicativos com serviços ao cidadão
Entre os serviços estão segurança pública, saúde e educação

Um canivete suíço. Essa é a analogia perfeita para explicar o Governo na Palma da Mão, pacote de aplicativos que está sendo disponibilizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e que possibilitará interação direta do cidadão com serviços das secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, do próprio celular ou em totens digitais. Diversas funcionalidades reunidas em apenas uma ferramenta e a poucos toques.
No conjunto de aplicativos, já estão inseridos inicialmente serviços dos seguintes órgãos e secretarias estaduais: Secretaria de Saúde (Sesau); Secretaria de Educação (Seduc); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente (Ima), Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Turismo (Sedetur) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).
“O Governo na Palma da Mão funciona através de plataformas redundantes, provendo aplicativos para Android e IOS, onde o cidadão autentica-se e escolhe que aplicativos quer usar ou instala o “canivete suíço” com todos os aplicativos até então lançados, nas diversas pastas” explicou Luciano dos Santos, diretor-presidente do Itec.
“A autenticação do cidadão no conjunto de aplicativos pode ser feita por intermédio de CNH Digital ou RG Digital, IMEI [Identificação Internacional de Equipamento Móvel] e número do celular cadastrado na base Anatel ou simplesmente por um Cadastro nas Centrais Já”, completou o diretor-presidente do Itec.
Os cidadãos terão acesso aos seguintes aplicativos: SOS Mulher – SOS Idoso – SOS LGBTQI+. Tais categorias terão à disposição um botão de pânico e de socorro via app ou pulseira, que acionará ajuda e auxílio médico em situação de risco; na área fiscal, haverá a possibilidade de pagamentos de tributos estaduais no crédito e participação no programa Nota Fiscal Alagoana; na área ambiental, o cidadão poderá adotar uma árvore virtual e no quesito esporte e lazer, haverá um app para torcedores, com informações, resenhas esportivas e localização dentro do Estádio.
Em educação, os alagoanos poderão contar com o aplicativo Aluno Legal, que consiste na instalação de tablets e câmeras nas escolas públicas e ônibus, que registrarão a frequência de cada estudante pela captura de imagem facial, em tempo real. Os pais que tiverem o aplicativo serão avisados em caso de ausência do filho, assim como poderão acessar outras informações de sua vida escolar.
Os visitantes do nosso Estado ganharão o Turistando – app de informações, roteiros e segurança específicos para turistas; o app Olhar Cidadão, catálogo de serviços, denúncia, registro em vídeo e fotos de irregularidades para denúncia junto ao Detran ou Procon e por último o app Cidadão Legal Segurança, para solicitar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e mapear áreas de risco.
O Governo na Palma da Mão é resultante da parceria entre Itec e a empresa local Solinn6 - Soluções Inteligentes, representada por seu diretor executivo Paulo Alcântara, que sem fins lucrativos tem participado de todo processo de engenharia e desenvolvimento das soluções. Para a segunda versão dos aplicativos, o Itec já realizando prova de conceito da ferramenta de Inteligência artificial da IBM, que poderá possibilitar a interação entre dos aplicativos e totens, de forma intuitiva e rápida até para pessoas sem alfabetização.
Por sua característica inovadora e facilitar as relações cidadão-governo, o projeto Governo na Palma da Mão será agraciado com menção honrosa, a ser entregue na sede do Palácio de Imprensa, na ocasião de comemoração de 465 anos da cidade de São Paulo.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
