Tecnologia

Governo de Alagoas lança aplicativos com serviços ao cidadão

Entre os serviços estão segurança pública, saúde e educação

Por Agência Alagoas 18/12/2018 09h09
Governo de Alagoas lança aplicativos com serviços ao cidadão
Os cidadãos terão acesso aos seguintes aplicativos: SOS Mulher – SOS Idoso – SOS LGBTQI+ - Foto: Reprodução/Agência Alagoas

Um canivete suíço. Essa é a analogia perfeita para explicar o Governo na Palma da Mão, pacote de aplicativos que está sendo disponibilizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e que possibilitará interação direta do cidadão com serviços das secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, do próprio celular ou em totens digitais. Diversas funcionalidades reunidas em apenas uma ferramenta e a poucos toques.

No conjunto de aplicativos, já estão inseridos inicialmente serviços dos seguintes órgãos e secretarias estaduais: Secretaria de Saúde (Sesau); Secretaria de Educação (Seduc); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente (Ima), Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Turismo (Sedetur) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“O Governo na Palma da Mão funciona através de plataformas redundantes, provendo aplicativos para Android e IOS, onde o cidadão autentica-se e escolhe que aplicativos quer usar ou instala o “canivete suíço” com todos os aplicativos até então lançados, nas diversas pastas” explicou Luciano dos Santos, diretor-presidente do Itec.

“A autenticação do cidadão no conjunto de aplicativos pode ser feita por intermédio de CNH Digital ou RG Digital, IMEI [Identificação Internacional de Equipamento Móvel] e número do celular cadastrado na base Anatel ou simplesmente por um Cadastro nas Centrais Já”, completou o diretor-presidente do Itec.

Os cidadãos terão acesso aos seguintes aplicativos: SOS Mulher – SOS Idoso – SOS LGBTQI+. Tais categorias terão à disposição um botão de pânico e de socorro via app ou pulseira, que acionará ajuda e auxílio médico em situação de risco; na área fiscal, haverá a possibilidade de pagamentos de tributos estaduais no crédito e participação no programa Nota Fiscal Alagoana; na área ambiental, o cidadão poderá adotar uma árvore virtual e no quesito esporte e lazer, haverá um app para torcedores, com informações, resenhas esportivas e localização dentro do Estádio.

Em educação, os alagoanos poderão contar com o aplicativo Aluno Legal, que consiste na instalação de tablets e câmeras nas escolas públicas e ônibus, que registrarão a frequência de cada estudante pela captura de imagem facial, em tempo real. Os pais que tiverem o aplicativo serão avisados em caso de ausência do filho, assim como poderão acessar outras informações de sua vida escolar.

Os visitantes do nosso Estado ganharão o Turistando – app de informações, roteiros e segurança específicos para turistas; o app Olhar Cidadão, catálogo de serviços, denúncia, registro em vídeo e fotos de irregularidades para denúncia junto ao Detran ou Procon e por último o app Cidadão Legal Segurança, para solicitar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e mapear áreas de risco.

O Governo na Palma da Mão é resultante da parceria entre Itec e a empresa local Solinn6 - Soluções Inteligentes, representada por seu diretor executivo Paulo Alcântara, que sem fins lucrativos tem participado de todo processo de engenharia e desenvolvimento das soluções. Para a segunda versão dos aplicativos, o Itec já realizando prova de conceito da ferramenta de Inteligência artificial da IBM, que poderá possibilitar a interação entre dos aplicativos e totens, de forma intuitiva e rápida até para pessoas sem alfabetização.

Por sua característica inovadora e facilitar as relações cidadão-governo, o projeto Governo na Palma da Mão será agraciado com menção honrosa, a ser entregue na sede do Palácio de Imprensa, na ocasião de comemoração de 465 anos da cidade de São Paulo.