Petrobras reduz preço da gasolina ao menor valor em 14 meses
Mudança acontece em meio a uma redução na cotação do dólar ante o real, um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes
A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias ao menor nível em cerca de 14 meses a partir desta quarta-feira, 9. O preço do litro nas refinarias passará para 1,4337 real, uma diminuição de 1,38%. É o valor mais baixo desde o 1,4259 real visto em 24 de outubro de 2017.
A mudança acontece em meio a uma redução na cotação do dólar ante o real, um dos parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes. Só neste ano, o dólar já caiu 3,65%.
O outro componente de peso seguido pela estatal em seu mecanismo de reajustes é o mercado internacional de petróleo, que também apresentou quedas recentemente.
Os reajustes quase diários da Petrobras começaram em meados de 2017. No acumulado de todo esse período, a gasolina da estatal apresenta alta de 3,60%.
Já no caso do diesel, a cotação média na refinaria segue em 1,8545 real por litro desde o começo do ano.
No fim de 2018, a empresa anunciou um mecanismo financeiro de proteção complementar à política de preços do diesel, semelhante a um já utilizado na gasolina, que permite à companhia manter a cotação do produto estável nas refinarias por um período de até sete dias em momentos de elevada volatilidade.
Preço nos postos
Nos postos de gasolina, entretanto, o preço da gasolina não cai na mesma velocidade dos cortes aplicados no valor para as refinarias. Pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que o preço médio do litro da gasolina caiu de 4,344 para 4,330 reais na semana encerrada no último dia 5. O menor preço médio é o do Amazonas, onde o litro é vendido por 3,888 reais. Já a gasolina mais cara é a do Acre, onde é vendida por 4,823 reais.
O preço do diesel S10 recuou de 3,563 reais para 3,548 reais. O diesel mais barato é o do Paraná (3,313 reais) enquanto o mais caro é o do Acre (4,445 reais)
O litro do etanol nos postos passou de 2,831 para 2,830 reais. O etanol mais barato é o de São Paulo (2,643 reais) e a mais cara é a do Acre (4,041 reais).
O preço do gás de cozinha foi o único a registrar alta de preço, subindo de 69,21 reais para 69,34 reais. Na Bahia, o botijão tem o preço médio de 63,09 reais, o menor do país. Já o maior preço é do Mato Grosso (99,36 reais).
(Com Reuters)
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
