Seduc divulga processo seletivo para gerentes regionais de educação
Foram convocados os gestores das escolas municipais com o melhor Ideb
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (15) a abertura do processo seletivo para o cargo de comissão de gerente regional de educação para o biênio 2019-2020. Foram convocados para o processo seletivo os gestores das escolas municipais e estaduais com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que estavam no efetivo execício da função em 2017, período de aplicação da Prova Brasil – avaliação de larga escala que ajuda a construir o cálculo do Ideb.
As Gerências Regionais de Educação (Geres) existentes funcionam como representações da Seduc, fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais, particulares e federal. Todas as escolas da rede estadual estão subordinadas a alguma destas gerências. As 13 Geres estão espalhadas em todo o Estado, da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.
O processo de escolha dos gerentes regionais tendo como referência o Ideb teve início em 2015, refletindo uma preocupação do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais.
“Quando o governo Renan Filho iniciou sua gestão, entendíamos que, para mudarmos a Educação em Alagoas, era preciso tomarmos certas medidas. Uma delas era a mudança no critério de escolha dos então coordenadores regionais, os quais eram indicados por políticos da região e passavam 15 anos ou até mais exercendo o mesmo cargo. Quando assumimos, optamos pela meritocracia, convocando para a seleção os gestores das escolas com melhor Ideb”, recorda o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O processo deu tão certo que já está em sua terceira edição e agora chama a atenção de outros estados que estudam adotar esse modelo, a exemplo do Paraná.
Convocação
Foram convocados os gestores das escolas com os melhores resultados no Ideb registrados nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano); anos finais do ensino fundamental (6o ao 9o ano) e ensino médio (1ª a 3ª séries).
O processo seletivo será dividido em três etapas, sendo a primeira o preenchimento de ficha de inscrição, entrega de documentos, títulos e plano de gestão e discussão de caso; a segunda, a realização de uma entrevista presencial e individual e a terceira a análise de currículo e plano de gestão. A primeira etapa está prevista para o dia 25 de fevereiro, a partir das 8h, no Centro de Formação Ib Gatto, no Cepa, enquanto as entrevistas devem ocorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Seduc.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
