Sindjornal emite nota de repúdio à declaração de procurador do Estado
Márcio Guedes se referiu aos jornalistas alagoanos como ‘vagabundos’, em uma rede social
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram, nesta quarta-feira (30), uma nota de repúdio à declaração que o procurador do Estado, Márcio Guedes, publicou em uma rede social.
Na última sexta-feira (25), Guedes se referiu aos jornalistas alagoanos como ‘vagabundos’. “Estou dizendo. Já disse e os vagabundos dos jornalistas alagoanos não querem ouvir. Pinheiro é a Mariana e Brumadinho de AL”.
Em nota, o Sindjornal afirma que o procurar do Estado, que também graduado em jornalismo, tentou “desqualificar o trabalho da imprensa”.
“Sua declaração açodada configura um dano moral coletivo a todos os jornalistas do nosso estado. Chamar a todos de ‘vagabundos’, de forma generalizada, traz em si elementos que podem configurar crime de injúria e difamação. E nada – nem a sua condição de jurista – dá ao Sr. Guedes o direito de atacar dessa forma toda uma categoria”, diz um trecho.
Além de reafirmar o compromisso da categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais e a Federação Nacional dos Jornalistas chamou atenção para o desrespeito com a vítimas da tragédia de Brumadinho.
“É inaceitável que um ser humano, diante do drama e sofrimento vividos por centenas de famílias, busque, simplesmente, de forma egoísta, garantir sua notoriedade pessoal. É ainda mais triste e bizarro presenciar que tal atitude parte de alguém com função pública e formação jornalística”.

Veja também
Últimas notícias
Pra Fazer História de Novo: caravana percorre 7 cidades em apoio a Renan Filho
Comércio recém-inaugurado pega fogo durante a madrugada em Passo de Camaragibe
Djavan estreia turnê de 50 anos com Allianz Parque lotado em São Paulo
Mais de quatro mil metros de cabos foram furtados no 1º quadrimestre de 2026
Operação Orla Segura recupera cinco motocicletas com queixa de roubo em Maceió
Governo Trump divulga arquivos sobre OVNIs e vida alienígenas com fotos
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
