Sindjornal emite nota de repúdio à declaração de procurador do Estado

Márcio Guedes se referiu aos jornalistas alagoanos como ‘vagabundos’, em uma rede social

Por 7Segundos 30/01/2019 09h09
Sindjornal emite nota de repúdio à declaração de procurador do Estado
Além de procurador do Estado, Márcio Guedes é graduado em jornalismo - Foto: Reprodução/redes sociais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram, nesta quarta-feira (30), uma nota de repúdio à declaração que o procurador do Estado, Márcio Guedes, publicou em uma rede social.

Na última sexta-feira (25), Guedes se referiu aos jornalistas alagoanos como ‘vagabundos’. “Estou dizendo. Já disse e os vagabundos dos jornalistas alagoanos não querem ouvir. Pinheiro é a Mariana e Brumadinho de AL”.

Em nota, o Sindjornal afirma que o procurar do Estado, que também graduado em jornalismo, tentou “desqualificar o trabalho da imprensa”.

“Sua declaração açodada configura um dano moral coletivo a todos os jornalistas do nosso estado. Chamar a todos de ‘vagabundos’, de forma generalizada, traz em si elementos que podem configurar crime de injúria e difamação. E nada – nem a sua condição de jurista – dá ao Sr. Guedes o direito de atacar dessa forma toda uma categoria”, diz um trecho.

Além de reafirmar o compromisso da categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais e a Federação Nacional dos Jornalistas chamou atenção para o desrespeito com a vítimas da tragédia de Brumadinho.

“É inaceitável que um ser humano, diante do drama e sofrimento vividos por centenas de famílias, busque, simplesmente, de forma egoísta, garantir sua notoriedade pessoal. É ainda mais triste e bizarro presenciar que tal atitude parte de alguém com função pública e formação jornalística”.