Técnicos apresentam rede sismográfica instalada no Pinheiro
Estações farão monitoramento sísmico in loco da área do bairro, o que auxiliará nos estudos realizados
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Rede Sismográfica Brasileira, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instalou seis estações sismográficas para o registro de atividades sísmicas na região do Pinheiro.
Segundo o pesquisador em Geociências Marcos Ferreira, as estações farão o monitoramento sísmico in loco da área do bairro do Pinheiro, o que auxiliará nos demais estudos realizados.
A cobertura da rede fará o monitoramento do Pinheiro e arredores da área afetada, registrando microtremores, que na sua maioria, não são perceptíveis pela população, além de viabilizar as condições para elaboração de um mapa de localização destas vibrações e sua magnitude.
A rede sismográfica local tem uma área de cobertura de aproximadamente 1 km de raio partindo do centro do bairro. Os locais para a instalação foram definidos com base nas condições do ruído ambiental, sinal de rede e segurança do equipamento, entre outros fatores.
A manutenção das estações será feita periodicamente por técnicos da UFRN, que serão os responsáveis pelos equipamentos instalados.
Como funcionam as estações
As estações sismográficas são capazes de captar qualquer tipo de vibração oriunda de tremores perceptíveis ou não pelo homem, ou qualquer mecanismo que possa ocasionar a vibração do solo, como veículos pesados, obras, entre outros fatores. Esse sinal é transmitido para os membros da Rede Sismográfica (UFRN, ON, USP e UnB) e são analisados pelos geofísicos da área de sismologia.
Os dados obtidos serão analisados, processados e transmitidos para boletins, que são emitidos sempre que se verifiquem eventos importantes.
Veja também
Últimas notícias
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Preso suspeito de envolvimento no triplo homicídio em festa de réveillon no Pilar
Suspeito de participação em homicídio qualificado em Anadia é preso
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
