Segunda etapa do Censo Escolar 2018 começa nesta segunda-feira (04)
Nesta etapa serão colhidos dados de movimentação e rendimento escolar, imprescindíveis para o cálculo do fluxo escolar, refletindo nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Gestores de escolas públicas e privadas devem ficar atentos para o preenchimento da segunda etapa do Censo Escolar 2018, com início nesta segunda-feira (04). O prazo vai até 30 de março, por meio do site Educacenso www.educacenso.inep.gov.br.
Nesta etapa, serão colhidos dados sobre movimentação e rendimentos dos alunos, por onde são calculadas taxas relacionadas ao fluxo escolar e outros dados utilizados no cálculo do Índíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Sem esta etapa, não se consegue ter as taxas de aprovação, reprovação e abandono. No Sabe 2019, por exemplo, sem estas taxas não tem fluxo e sem o fluxo não tem Ideb e tudo isto é calculado a partir deste que é chamado ‘segundo censo’. Cada responsável pela escola deverá acessar o sistema, turma por turma, e colocar a situação do aluno,tanto rendimento quanto movimento. Isto é importante também para acompanhar a continuidade do aluno, ver aprovação e reprovação da escola. O gestor é o responsável pelo fluxo da escola e pelos dados que são apresentados lá, então é bom acompanhar isto”, ressalta a coordenadora estadual do Censo Escolar, Terence Coelho.
Ainda segundo a coordenadora, apenas as escolas que preencheram a primeira conseguirão avançar para a segunda. “Se a escola não lançou os dados de matrícula, não tem turma, então não terá como preencher esta etapa. Todas as escolas da rede pública estadual preencheram a primeira etapa”, afirma Terence.
IDEB – O Censo Escolar, junto a Prova Brasil, auxilia na quantificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
