Segunda etapa do Censo Escolar 2018 começa nesta segunda-feira (04)
Nesta etapa serão colhidos dados de movimentação e rendimento escolar, imprescindíveis para o cálculo do fluxo escolar, refletindo nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Gestores de escolas públicas e privadas devem ficar atentos para o preenchimento da segunda etapa do Censo Escolar 2018, com início nesta segunda-feira (04). O prazo vai até 30 de março, por meio do site Educacenso www.educacenso.inep.gov.br.
Nesta etapa, serão colhidos dados sobre movimentação e rendimentos dos alunos, por onde são calculadas taxas relacionadas ao fluxo escolar e outros dados utilizados no cálculo do Índíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Sem esta etapa, não se consegue ter as taxas de aprovação, reprovação e abandono. No Sabe 2019, por exemplo, sem estas taxas não tem fluxo e sem o fluxo não tem Ideb e tudo isto é calculado a partir deste que é chamado ‘segundo censo’. Cada responsável pela escola deverá acessar o sistema, turma por turma, e colocar a situação do aluno,tanto rendimento quanto movimento. Isto é importante também para acompanhar a continuidade do aluno, ver aprovação e reprovação da escola. O gestor é o responsável pelo fluxo da escola e pelos dados que são apresentados lá, então é bom acompanhar isto”, ressalta a coordenadora estadual do Censo Escolar, Terence Coelho.
Ainda segundo a coordenadora, apenas as escolas que preencheram a primeira conseguirão avançar para a segunda. “Se a escola não lançou os dados de matrícula, não tem turma, então não terá como preencher esta etapa. Todas as escolas da rede pública estadual preencheram a primeira etapa”, afirma Terence.
IDEB – O Censo Escolar, junto a Prova Brasil, auxilia na quantificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
JHC lamenta morte de Edlúcio Donato e destaca legado na política de Maceió
Tragédia em Tabuba: menino de três anos morre após se afogar em piscina de residência
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
