Governo garante mais de meio milhão de reais para as prévias e o Carnaval em Alagoas
Anúncio do apoio às festividades foi comemorado nesta terça-feira pelos blocos carnavalescos que compareceram ao Palácio República dos Palmares
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Cultura, Paulo Poeta, oficializaram, nesta terça-feira (12), o apoio às prévias e aos festejos carnavalescos em Alagoas. O anúncio foi comemorado no ritmo do frevo, do samba e do maracatu, batuques e acordes executados pelos blocos e outras agremiações que lotaram o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.
O patrocínio às prévias em Maceió e o apoio financeiro aos blocos carnavalescos em todo o território alagoano - por meio de edital que será lançado nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Estado - totalizam R$ 530 mil. “Todo mundo que tem um bloco de Carnaval, no seu bairro, na sua cidade, na sua comunidade, vai poder concorrer ao edital para que a Secretaria de Cultura do Estado auxilie esses grupos a ganharem as ruas neste Carnaval. Isso democratiza o acesso aos recursos públicos e de maneira transparente”, afirmou o governador.
O secretário Paulo Poeta explicou que o apoio do Governo do Estado está dividido entre o incentivo às prévias na capital - cujo ponto alto acontece com o desfile do bloco Pinto da Madrugada no dia 23 de fevereiro – e o edital destinado aos blocos que vão desfilar exclusivamente durante o Carnaval.
“A chamada pública vai contemplar 50 blocos em todo o estado. Isso é importante porque a gente não deve concentrar o Carnaval só nas prévias, porque os alagoanos ficam em Alagoas, os maceioenses ficam em Maceió e só uma parte, mais aquinhoada, é que busca outros carnavais, mas o grosso da nossa população está aqui e ela merece e deve participar do Carnaval”, justificou Paulo Poeta, destacando que a festa mais popular do país movimenta a economia, gera trabalho e renda.
Das mãos dos organizadores das agremiações carnavalescas, Renan Filho recebeu um troféu, um certificado e o kit do bloco Pinto da Madrugada. “Alagoas é o Estado da Federação que mais tem manifestações culturais vivas e a gente não pode deixá-las morrer. Essa iniciativa (o apoio do Governo do Estado) é muito importante. Quero, em nome da nova geração do Pinto da Madrugada e dos seus fundadores, dizer que estamos muito felizes e agradecidos”, declarou o diretor do bloco, Hermann Braga.
O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, afirmou que sem o apoio do Governo do Estado não seria possível realizar os eventos carnavalescos abertos ao público, somente os privados. “Esse apoio é fundamental para que a gente consiga levar a todos os foliões do estado a alegria do Carnaval. Essa visão democrática do Governo em apoiar todos os eventos da prévia e durante o Carnaval é que nos fortalece e nos incentiva, cada vez mais, a seguir no caminho da alegria, da folia, mantendo as tradições”, declarou Dinho Lopes.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
