Pinheiro: Saúde realiza atendimento em simulado de evacuação
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na tarde deste sábado (16), do simulado de evacuação do Pinheiro. Quatro equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e supervisores da rede de urgência e emergência estiveram espalhados pelos pontos de apoio da ação, auxiliando na demandas da área.
Durante o simulado, a SMS também levou aos locais de apoio ambulâncias que estiveram à disposição da população, caso fosse necessário algum encaminhamento. Os profissionais capacitados ficaram responsáveis pelos atendimentos básicos.
Para a gerente de Urgência e Emergência da SMS, Mariana Coelho, o atendimento é baseado na observação, análise e cuidados assistenciais para os usuários. “Em situações como essas é comum aparecerem doenças psicossomáticas, como alteração de pressão e glicemia, principalmente para quem já tem alguma predisposição”, explicou.
Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em saúde da SMS, explicou a atuação da saúde na ação. “Na saúde participamos com a retaguarda para a área de assistência e atendimento das famílias que tiverem alguma ocorrência ou emergência. Estamos com quatro equipes nos pontos dando suporte para que o simulado aconteça. Nosso objetivo é ver a demanda, a adesão e avaliar a nossa necessidade de pessoal. A gente também veio com equipe de zoonoses para orientar o pessoal quanto ao transporte dos animais, eles estarão observando o comportamento junto a população nessa situação”, pontuou.
A vistoria de áreas evacuadas e animais deixados na área também foram observados durante a ação. “Agimos de forma preventiva, avaliando a necessidade de equipes para as áreas evacuadas no sentido do controle de doenças ligadas ao Aedes e também ao zoonoses. Também analisaremos a necessidade de carrocinha para acolher os animais e abrigo temporário, mas esperamos que a população leve consigo seus animais”, contou Samy Barros, coordenador geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses.
Atendimento psicossocial
Uma das grandes demandas na área da saúde é a assistência psicossocial. Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, explicou que o serviço da saúde mental será na assistência psicológica dos pacientes. “Caso alguma pessoa necessite de uma escuta, estaremos disponíveis em todos os pontos para fazer esse atendimento e possíveis encaminhamentos. Além disso, podemos fazer intervenções quando acionados para pacientes que passem por momentos de crises, em suas residências”
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
