Atualização iOS aumenta segurança de iPhones e iPads
Apple lançou atualização iOS focando eliminação de vulnerabilidades que poderiam facilitar ataques de hackers.
Já faz algum tempo que a Apple lançou uma grande atualização iOS, a versão 12. Certamente, o iOS 12 trouxe importantes aperfeiçoamentos para os usuários de iPhones e iPads e a aceitação foi quase unânime. Entretanto, mesmo que os telefones e tablets da Apple sejam inatacáveis por vírus e malwares em geral, eles ainda podem ser sensíveis ao ataque de hackers. Por isso, agora surgiu uma atualização iOS, a 12.1.4, especificamente com novas medidas de segurança.
Ela é recomendada para todos os usuários. Aliás, como qualquer atualização: é muito importante manter seu celular ou tablet sempre em dia. Assim, é provável que você já tenha instalado a atualização iOS 12.1.4 usando as atualizações automáticas e programáveis da Apple. Entretanto, se ainda não o fez, sua instalação é bem rápida e simples.
Como instalar a atualização iOS
Para isso, basta tocar no botão “Ajustes” na página principal do seu iPhone ou iPad, e depois em “Geral”. Toque então em “Atualização de Software” e, se surgir a iOS 12.1.4, toque em “Transferir e Instalar”. Pronto.
Estudante descobriu falha
Uma delas, aliás, foi descoberta por um garoto de 14 anos. Um fato bem interessante! O estudante Grant Thompson conversava com amigos pelo seu iPhone quando descobriu que podia ouvir conversas de pessoas de fora do grupo. Bastava adicioná-las, sem que elas soubessem.
Grant avisou a Apple da falha e acabou gerando uma importante exceção, que resultou na atualização iOS 12.1.4. Normalmente a Apple (ao contrário do Google com o Android) não recompensa quem informa sobre falhas e bugs. Mas dessa vez a empresa deu um valor (não revelado) para o custeio dos estudos futuros de Grant.
Essas falhas são conhecidas como do “dia zero”, já que são exploradas ainda antes que um usuário tenha tempo para proteger-se de um eventual ataque. Ou seja: a vulnerabilidade podia ser usada previamente à atualização do iOS 12.1.4.
Aliás, é bom salientar: ataques contra iPads e iPhones são muito raros. Houve um caso famoso de autoridades policiais nos EUA usando um software espião, o Pegasus, contra ativistas. Mas não existem outros registros, a não ser por parte de forças de segurança.
Vulnerabilidades perigosas
Nas vulnerabilidades detectadas, uma era do iOKit, ferramenta usada por desenvolvedores e que intermedeia a relação entre os apps e os aparelhos. Poderia então ser grave, porque a falha dava acesso ao kernel do aparelho, área sensível e utilizada apenas com o nível de permissão mais elevado.
Da mesma forma, havia falha em um sistema chamado foundation. Esse sistema é a base para desenvolvimento de aplicativos e proporciona os caminhos para armazenamento de dados e outros itens nos iPhones e iPads. Hackers poderiam usar a falha para ler e obter informações que não deveriam estar a seu alcance.
A atualização iOS 12 foi muito extensa, com mudanças profundas e importantes. Você pode então ver todas as novidades que ela trouxe nesta página especial da Apple.
Todavia, mais recentemente, antes desses últimos cuidados com vulnerabilidades, a Apple havia produzido outras três atualizações significativas e complementares ao iOS 12.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
