Policiais são afastados após levarem crianças amarradas a delegacia
Caso foi registrado no Maranhão

Duas crianças foram levadas à delegacia com as mãos amarradas em uma viatura na cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, no Maranhão, acusadas de furtar uma casa na manhã de sexta-feira (8).
Depois de as imagens terem sido divulgadas em redes sociais, os policiais que conduziram as crianças foram afastados neste sábado (9) e responderão a inquérito militar, de acordo com o secretário de Estado de Direitos Humanos do Maranhão, Francisco Gonçalves.
"Solicitei à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar a apuração rigorosa dessa ação policial. Diante da gravidade do ocorrido, considero que é caso de expulsão dos policiais da corporação, já que a Polícia Militar tem o compromisso e o dever de zelar pela lei, pela vida e pelos direitos humanos", disse Gonçalves em vídeo divulgado no Twitter.
"Esses procedimentos ferem o artigo 178 do Estatuto da Criança e do Adolescente e a súmula vinculante número 11 do STF", disse ele.
Segundo o artigo 178 do ECA, adolescentes a quem se atribua autoria de ato infracional não podem ser conduzidos ou transportados em compartimento fechado de veículo policial.
Em nota, o tenente coronel Márcio Rogério Sales da Silva, do 2º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, afirmou que a polícia foi acionada para atender uma ocorrência de arrombamento de domicílio. Chegando ao local, afirma o tenente coronel, a polícia encontrou duas crianças com os pulsos amarrados por cordas, que teriam entrado na casa.
Para dar agilidade ao atendimento da ocorrência, já que a população hostilizava as crianças, elas foram encaminhadas dessa forma à delegacia, diz a nota.
O conselheiro tutelar Anderson Feitosa afirmou à TV Globo que as crianças haviam entrado na casa por curiosidade e, na saída, foram pegos por alguém que os acusou.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
