CNH: Entenda o que é a provisória e saiba como emitir a definitiva
Documento de porte obrigatório é válido em todo o território nacional e atesta aptidão para condução de veículos automotores terrestres

Muitos condutores recém-habilitados costumam ter dúvidas sobre a Permissão Para Dirigir (PPD), conhecida como CNH Provisória, documento que concede autorização para o cidadão conduzir veículo durante doze meses. O procedimento, previsto de forma legal conforme disposto no artigo 148º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem o intuito de avaliar se o condutor está capacitado para integrar o trânsito de forma segura e responsável.
A PPD é concedida ao candidato após cumpridas todas as etapas para obter para obter a 1° Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Exame Clínico, Avaliação Psicológica, Exame Teórico e Exame Prático de Direção Veicular. Com ela, o condutor tem o direito de transitar em pistas, rodovias e estradas, assim como se portasse uma habilitação definitiva.
É necessário que, durante o porte da carteira provisória no prazo de doze meses, o condutor não cometa nenhuma infração considerada grave, gravíssima, ou seja, reincidente em infração média. Deve-se tomar cuidado com atitudes que levem à suspensão da habilitação, entre elas dirigir sob efeito de álcool, transportar crianças menores infringindo as normas de segurança, ultrapassar a velocidade mínima exigida pelos radares e sinalizações, respeitar o uso do cinto de segurança, entre outras.
Após esse período, ele poderá emitir on-line a guia de CNH definitiva no site do Detran/AL. Caso tenha cometido alguma dessas infrações, será privado do direito de obter a habilitação e perde a Permissão Para Dirigir. Dessa forma, precisará realizar todo o processo para obtenção do documento desde o início, o que inclui o pagamento das taxas do Detran, exames médicos e psicológicos, e aulas no CFC escolhido.
A carteira de habilitação definitiva terá validade máxima de quatro anos para as pessoas até 65 anos, que somado ao prazo da CNH provisória, totaliza cinco anos.
Veja também
Últimas notícias

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA

Nasce José Henrique, segundo filho do prefeito JHC e Marina Candia

Betoneira enferrujada era usada em laticínio insalubre na zona rural de Girau do Ponciano

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
