Rússia apoia versão oficial do governo Maduro sobre apagão na Venezuela
Diplomata russa comentou que se tratou de um ataque a distância contra sistema de controle das estações de distribuição elétrica

A Rússia considera que o blecaute que afetou praticamente todo o território da Venezuela durante vários dias foi provocado por um ataque cibernético proveniente do exterior, declarou nesta sexta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
"Segundo dados do governo legítimo do país, liderado pelo presidente (Nicolás) Maduro, e também com base em informações de outras fontes confiáveis que confirmam esta informação, o setor eletroenergético venezuelano sofreu um ataque do exterior", afirmou a porta-voz em sua entrevista coletiva semanal.
A diplomata russa comentou que se tratou de um ataque "a distância contra o sistema de controle das principais estações de distribuição elétrica".
Zakharova especificou que se tratava de equipamento produzido em um país ocidental, concretamente no Canadá.
Maduro responsabilizou os Estados Unidos e a oposição pelo suposto ataque cibernético, enquanto os opositores o acusam de inaptidão e má gestão de recursos milionários destinados ao setor energético do país.
A porta-voz disse que a Rússia "avaliará com a maior atenção" uma solicitação oficial de parte do governo Maduro para que Moscou participe da investigação sobre o suposto "ciberataque" que teria provocado o apagão, segundo a versão de Caracas.
Maduro anunciou esta semana que pedirá ajuda à ONU e a seus aliados China, Cuba, Rússia e Irã para investigar a "sabotagem".
Zakharova afirmou que "essas ações prejudiciais contra alvos de infraestrutura, que têm relação direta com a vida de pessoas, são usadas com cada vez mais frequência como parte da chamada guerra híbrida".
"A falta de humanidade e o desrespeito às normas elementares da moral humana são traços comuns de todos aqueles que se colocam acima do direito internacional em relação aos habitantes (...) da Venezuela e de outros países", denunciou a porta-voz.
Segundo Zakharova, "em suas aspirações maníacas de derrubar o governo de um estado soberano, Washington não poupa recursos".
A porta-voz russa acusou mais uma vez os EUA de buscar apoio para uma intervenção militar na Venezuela, de propiciar a presença de grupos armados em países vizinhos, de comprar e fornecer armas para a oposição, e de manter contato com contrabandistas e traficantes de drogas para estabelecer passagens ilegais na fronteira.
Veja também
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca

Polícia prende suspeito de tráfico e apreende drogas e arma de fogo em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
