IMA vai notificar empresa por derramamento de óleo em acidente na BR-101
Técnicos avaliam a proporção do impacto para mensurar autuação e as medidas de remediação do solo e vegetação
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) vai emitir um auto de infração, ainda essa semana, para a transportadora responsável pela carreta que se envolveu em um acidente na BR-101 e provocou o derramamento de aproximadamente 45 mil litros de óleo diesel.
Isso porque a equipe que esteve no local para coletar informações e apurar a situação verificou que o material atingiu o solo e a vegetação. Há ainda o agravante que o acidente aconteceu no limite da Estação Ecológica (Esec) de Murici que, por sua vez, fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. Trata-se de duas Unidades de Conservação, uma federal e a outra estadual.
Segundo informações do gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA/AL, Epitácio Correia, a empresa terá que fazer também a recuperação da área impactada, como a remoção do solo contaminado, por exemplo. O gerente comentou ainda que como a Esec é uma unidade federal é provável que haja algum tipo de autuação por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“No momento estamos dimensionando os impactos a partir das informações coletadas e das imagens feitas através de drone sobre a área afetada pelo vazamento”, comentou Epitácio.
O acidente
O acidente aconteceu na altura do município de Flxeiras, na noite do dia 18, na BR-101, envolvendo duas carretas que faziam o transporte de combustível entre os Estados de Pernambuco e Alagoas. No local houve ainda um incêndio e a morte de um dos motoristas.
As equipes do IMA, ICMBio e Corpo de Bombeiros estiveram no local após o acidente. A empresa também direcionou uma equipe de remediação para evitar que o combustível se espelhasse ainda mais.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
