Intervenção tira idoso de situação de abandono em União dos Palmares
O caso dele foi descoberto após uma denúncia anônima detalhando a situação decadente
É pra cuidar, ofertar carinho, amor, garantir todos os direitos. O Estatuto do Idoso, em seu art. 3º, afirma que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência. Ciente da sua obrigação, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de União dos Palmares, resgatou o idoso J.N.M., 65 anos, de situação de abandono. O mesmo sendo acolhido no Abrigo Santo Antônio, conhecido como Casa do Pobre.
O caso dele foi descoberto após uma denúncia anônima detalhando a situação decadente em que se encontrava: com fome, sem higienização pessoal, além da falta de limpeza no imóvel.
“Fomos acionados pelo Creas e juntamos as forças. A situação do idoso era de total negligência, abandono e precisávamos agir imediatamente. E aí, entrou o Ministério Público resolutivo intervindo para assegurar os direitos daquele homem que vivia um abandono de incapaz. Foi feito todo procedimento, mantido contato com o abrigo e em poucas horas ele foi levado para lá. Já nas primeiras assistências percebe-se a mudança, outro semblante, um sorriso no rosto e isso nos deixa aliviados, convictos de que cumprimos a nossa missão”, enfatiza a promotora de Justiça, Adilza Freitas.
A coordenadora do Creas, Ana Cardos, ressalta a importância do suporte recebido pelo Ministério Público.
“Através da parceria com o MP já conseguimos fazer com que idosos tenham uma vida digna. Vários deles já foram assistidos pelo CREAs e, como trabalhamos com situações de riscos e vulnerabilidade, esta parceria com a instituição permite que muitas denúncias cheguem para nós. Logo, esse apoio é muito importante para o município. Assim que procuramos a promotora, ela não mediu esforços e ficou conosco até a noite resolvendo a situação”, afirma Ana Cardoso.
A promotora Adilza Freitas alerta para a participação da sociedade no sentido de salvar vidas.
“É preciso que as pessoas se encorajem e denunciem para que possamos chegar em tempo. Às vezes, um simples telefonema, uma denúncia, se transforma em milagre. Pedimos que denunciem àquelas pessoas que só querem tomar conta do cartão do idoso e negligenciam quanto a assistência material e afetiva. E jamais poderia deixar de enaltecer o belo trabalho da diretora do abrigo, Ana Paula Moura de Melo, e sua equipe, pois elas fazem a diferença nesse processo ”, reforça a promotora Adilza.
Já Ana Cardoso lembra que o Creas pode ser acionado por meio do 3281-2452 ou diretamente pelo Disque 100.
“Podemos ser acionados por esses números, ressaltando que atendemos casos de crianças, adolescentes, mulheres enfim todas as pessoas que tiverem seus direitos violados. Entre eles abusos e exploração sexual. As pessoas procuram o Creas para pedir socorro porque sabem da parceria, do trabalho e da competência do Ministério Público em nosso município”, diz Ana Cardoso.
O Ministério Público com a Receita Federal lançou a campanha “Destine Esperança”,onde os cidadãos podem contribuir, por meio do imposto de renda, com entidades. O Abrigo Santo Antônio, em União dos Palmares, precisa de ajuda. No site www.mpal.mp.br é possível obter informações detalhadas.
Veja também
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
