Prefeito Rui Palmeira assina termos de fomento para o turismo
Para o líder do Executivo, os convênios são fundamentais para captar eventos coorporativos
O prefeito Rui Palmeira assinou, na manhã desta sexta-feira (14), os termos de fomento ao turismo de Maceió com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas e ao Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB). Com a parceria, diversas ações compartilhadas, estratégicas para alavancar o potencial turístico da capital alagoana em diversas frentes do setor, foram garantidas.
Para o líder do Executivo, os convênios são fundamentais para captar eventos coorporativos, sobretudo na baixa temporada, e também para divulgar o destino Maceió. “São parcerias fundamentais com o Maceió Convention e a ABIH, pois, somente no ano passado, diversos eventos trouxeram para a capital alagoana mais de 50 mil participantes, e R$ 70 milhões giraram na economia maceioense. Isso mostra a importância desse tipo de parceria com a iniciativa privada. Queremos, cada vez mais, estreitar esses laços e divulgar o destino Maceió, trazer mais turistas para cá, pois isso significa mais emprego e renda para o maceioense”, disse Rui Palmeira.
A parceria entre as iniciativas pública e privada voltadas para o setor turístico permite o planejamento e a execução de iniciativas determinantes para a projeção de Maceió no cenário nacional e internacional – o destino é, atualmente, um dos mais vendidos nas principais operadoras brasileiras e da América Latina.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, a Prefeitura desempenha, hoje, o seu papel ao apoiar essas instituições, desenvolvendo uma agenda comum, na área de promoção e divulgação, já que boa parte da agenda da Prefeitura é feita por meio dessa parceria.
“Está nesta agenda a participação em feiras e eventos até estratégias de inovação e criatividade, por meio da realidade virtual, como Maceió 360º, já lançado, assim como planos de mídias, divulgação em veículos especializados e fantour para manter a fluidez do posicionamento de mercado do destino Maceió. Da mesma forma, com o Maceió Convention, a captação de congressos, feiras e encontros técnico-científicos, que resultaram num protagonismo da capital alagoana como destino de turismo esportivo. Só este ano teremos dois grandes eventos realizados na cidade: o Ironman, que trará mais de mil atletas, e o JUBS que terá uma edição em agosto com a participação de mais de 1300 atletas”, destacou o secretário de Turismo, Jair Galvão.
Glênio Cedrim, presidente do MC&VB, destacou a continuidade do convênio com a Prefeitura. “É um pacto que já realizamos nos últimos seis anos, e que é muito importante para o setor do turismo, principalmente na captação de eventos, pois nos ajuda na prospecção do segmento durante o período da baixa sazonalidade. De março a agosto, e em novembro, temos uma baixa de ocupação de turismo do lazer. Nesse meio tempo, temos que trabalhar com segmentos alternativos, e o de eventos é a segunda demanda do destino Maceió”, disse.
“Temos uma história bem sucedida de parceria. Renovamos este convênio, ano após ano, independente da gestão à frente da instituição, porque damos velocidade e agilidade através do fomento. Temos planejado conjuntamente, setor público e setor privado, vendo o que dá mais retorno ao turismo de Maceió”, afirmou Mauro Vasconcelos, presidente da ABIH.
Projetos e ações estratégicas
Além das já conhecidas plataformas digitais do Experimente Maceió, que reúne mais de 350 mil seguidores nas redes sociais e se tornou o principal canal de divulgação do destino para o público final, merecem destaque dois projetos inovadores lançados recentemente. Com ampla visibilidade nas ações de capacitações desenvolvidas pela Semtur em feiras e eventos, o Maceió 360º é um material audiovisual produzido com a tecnologia da realidade virtual que apresenta um cardápio de experiências e atrativos do destino em um formato inovador, ainda pouco explorado por outros destinos brasileiros.
Já o projeto de automação digital, também desenvolvido via termo de fomento com as entidades, foi implantado no portal e na página do Facebook do Experimente Maceió para promover a interação virtual com o turista ou potencial turista, que passa a receber informações diretas a partir de perguntas direcionadas a um chat com atendimento automatizado, mais rápido e eficiente.
As entidades do trade turístico que atuam nas ações da Semtur também são responsáveis pela realização de eventos que fazem parte do calendário turístico do destino, a exemplo do Natal dos Folguedos e do Revéillon. Nos períodos de baixa temporada, o MC&VB tem grande importância na manutenção dos indicadores positivos da ocupação hoteleira, com a captação de eventos, feiras, congressos e simpósios de renome nacional e internacional, sendo responsável por trazer grande quantidade de turistas que vêm ao destino a trabalho ou estudo – um público qualificado que movimenta a economia local e pode voltar ao destino a lazer em outro momento.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
