Prefeitura cria sistema para agilizar abertura de empresas

A Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec) apresentou, no Seminário Brasil Mais Simples, o sistema de consulta prévia automatizada para futuros empreendedores do município. O sistema, construído em conjunto com os órgãos de licenciamento municipal, torna mais rápida a consulta para autorização de local de empreendimentos. A partir de agora, a empresa pode obter resposta imediata no próprio site www.facilita.al.gov.br, acelerando o processo de abertura de uma nova empresa.
O processo, que antes tinha um prazo mínimo de 24 horas para resposta, agora tem, em média, 80% dos pedidos de autorização avaliados e respondidos em menos de 1 minuto, e o restante num prazo máximo de 48 horas. Basta ter o número de protocolo de abertura da empresa ou CNPJ, no caso de Micro Empreendedor Individual (MEI), e ir à área de consulta na página principal do site.
Segundo o estagiário da Semec, graduando em Engenharia Mecatrônica e responsável pela codificação do sistema, Galba Rocha, a melhoria se deu por um sistema que automatiza a avaliação de deferimento. “Nós temos um sistema que, de modo automático, já indica se o pedido é passível de deferimento ou não, pelo local que está indicado no processo de abertura da empresa. E isso torna a maior parte das respostas automáticas”, explicou Galba Rocha.
A análise só não é imediata em situações especiais para as quais o sistema não é capaz, sem informações adicionais, de averiguar o risco na autorização. Incluem-se nestes casos consultas para a os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, e consultas para atividades na área de saúde/educação, que necessitam de análise de arredores, além de postos de combustíveis e outras atividades de risco.
Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec, representou a Prefeitura de Maceió no evento, apresentando a nova forma de consulta. Ele destacou que o novo padrão é parte dos esforços do Município em oferecer um atendimento ágil e facilitar a vida de quem quer empreender.
“É importante para demonstrar essa medida da Prefeitura de Maceió, que visa facilitar a vida do cidadão com o uso de tecnologia. Também é importante adquirir conhecimento sobre outras ferramentas que estão sendo criadas com esse intuito no país. Sabemos que dificuldades afastam as pessoas de empreender, por isso buscamos agilizar a vida desse futuro empresário”, ressaltou Gilberto Meister.
Além do sistema ligado ao site do Facilita Alagoas, a Semec conta com um setor de autoatendimento online, pelo site www.online.maceio.al.gov.br, onde o contribuinte pode resolver diversas questões de tributos municipais pelo computador ou smartphone.
Veja também
Últimas notícias

Domingo de natação em Penedo promete movimentar orla do Barro Vermelho

Em parceria com Hospital Santa Rita, prefeitura inicia mutirão de cirurgias e atende mais de 300 pessoas

Homem morre em grave acidente na BR-416, em Ibateguara

Morre soldado da PM de União dos Palmares; Flávio era envolvido em diversas polêmicas

Colisão entre carro e moto é registrada na rodovia AL-110, em Taquarana

Homem é atingido por comparsa durante execução de vítima e acaba preso após ser atendido em UPA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
