Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registram candidatura à reitoria da UFAL
Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough

Os professores Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registraram na manhã desta terça-feira (9) suas candidaturas aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A chapa, intitulada #MaisUfal – Juntos para Avançar, foi a primeira a se inscrever na consulta à comunidade acadêmica que será realizada em agosto. Como se inscreveu primeiro, a chapa dos docentes terá o número 1.
“Nossa chapa reúne um grupo suprapartidário, experiente em gestão, que acredita que a UFAL necessita avançar, e muito, no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. No quesito administração da Universidade, este avanço também é por demais necessário. Vamos expor nossas propostas à comunidade acadêmica e mostrar que é sim possível fazer mais, muito mais por nossa UFAL”, afirmou Tonholo.
Docente do Campus Arapiraca da UFAL, Eliane Cavalcante reforçou que “a candidatura hoje inscrita representa o pensamento e ação de um grupo coeso, formado por estudantes, professores e técnicos da Universidade da capital e do interior, que querem uma gestão competente, focada em resultados e que garanta universidade pública e gratuita de qualidade superior para docente, técnicos e estudantes”.
A inscrição da Chapa 1 ocorreu na sede da Associação dos Docentes da UFAL (ADUFAL), no Campus A. C. Simões. Cerca de 100 pessoas entre técnicos, estudantes e docentes acompanharam os candidatos. A consulta à comunidade acadêmica ocorre nos dias 7 e 8 de agosto (primeiro turno) e 14 e 15 de agosto (se necessário em segundo turno).
A consulta é “simbólica”, uma vez que a eleição de fato para a reitoria da UFAL é realizada pelo Conselho Universitário da instituição (CONSUNI). No Conselho, formado por cerca de 60 membros, em respeito à determinações do Ministério da Educação a paridade de votos é de 70% para docentes e 30% para técnicos e estudantes.
Tonholo e Eliane
Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular da UFAL e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.
Já a professora Eliane Cavalcanti é bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Animal e doutora pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Oceanografia Biológica. Desde o início de sua trajetória no Campus de Arapiraca, Eliane assumiu diferentes cargos acadêmico-administrativos. Foi a primeira coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2006-2010), Diretora Acadêmica (2010-2014) e atualmente é a Diretora Geral e Administrativa do Campus. Além dos cargos de gestão, é também docente lecionando as disciplinas de Zoologia 1, Zoologia 2 e Parasitologia, assim como, desenvolve pesquisa e extensão.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente de 15 anos morre afogado no Lago da Perucaba, em Arapiraca

Operação Muralha de Aço transfere 175 reeducandos para Presídio do Agreste

Prefeitura realiza capacitação sobre assédio com ambulantes da orla de Maceió

Homem morre eletrocutado enquanto cortava grama em Dois Riachos

Caminhonete pega fogo e fica completamente destruída em São Sebastião

Jornal demite fotógrafo que flagrou gesto obsceno de Moraes em estádio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
