Repórter se demite do SBT após fala racista de apresentador
Durante a edição de terça do telejornal, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, fazendo um trocadilho com o sobrenome
O repórter Rafael Martins, que trabalhava no telejornal Alterosa Alerta, do SBT, pediu demissão nesta quarta-feira após ser constrangido ao vivo pelo apresentador Stanley Gusman, autor de uma fala racista durante o programa.
Durante a edição de terça do telejornal, Gusman se referiu ao presidente do instituto Ibope Inteligência, Carlos Augusto Montenegro, fazendo um trocadilho com o sobrenome. "O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco'", afirmou.
Visivelmente constrangido, Rafael apenas deu um sorriso sem graça seguido de um "Nossa mãe!". Em seguida ainda entraram algumas vinhetas "humorísticas" da produção do programa - uma voz gritando "uepa!", além de um som de bateria, conhecido por ser tocado após uma piada.
Um dia depois, Rafael, que também é deputado estadual, se posicionou e optou pelo desligamento. Veja o comunicado na íntegra:
"Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça-feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na TV Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos, e em me encontro entre esses. Em função das declarações do apresentador Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase 4 anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo".
Vale lembrar que Gusman já havia pedido desculpas pelo episódio anteriormente. o que não evitou a decisão do repórter. Segundo o jornal O Tempo, o apresentador afirmou: "Eu preciso me manifestar sobre o erro que cometi ao comentar o resultado da audiência no início do programa de ontem. Peço humildemente desculpas a quem eu tenha ofendido, estou extremamente constrangido e o episódio tem me feito refletir muito".
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
