Mundo

Cidades peruanas recebem a tocha dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

O revezamento da tocha simboliza a paz, a amizade e a integração dos povos através do esporte

Por Assessoria 22/07/2019 14h02
Cidades peruanas recebem a tocha dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019
O revezamento da tocha simboliza a paz, a amizade e a integração dos povos através do esporte - Foto: Facebook Oficial Lima

A data de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2019 está em contagem regressiva. A 18ª. edição de um dos maiores eventos multiesportivos do Continente será realizada em Lima, no Peru, entre os dias entre 26 de julho e 11 de agosto. É a primeira vez que uma cidade peruana recebe o evento.

Durante os 17 dias da competição, Lima receberá 6.690 atletas de 41 países que disputarão 417 torneios, de 38 modalidades. Além da capital, os jogos serão realizados nas cidades de Callao, Huacho, Ica, Punta Negra, Cañete e Lunahuaná.

No início deste mês, a Tocha Pan-Americana, símbolo mais esperado do evento, chegou ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Ela foi acesa na Cidade do México, nas Pirâmides de Teotihuacán, a sede dos anfitriões anteriores do evento esportivo.

Depois da viagem entre as duas civilizações milenares da América, a tocha partiu para um revezamento por 23 cidades peruanas, por um roteiro de paisagens exuberantes entre a serra, a selva e a costa do Pacífico. O tour tem como destino final o Estádio Nacional do Peru, onde, no dia 26 de julho, acontece a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

O revezamento da tocha simboliza a paz, a amizade e a integração dos povos através do esporte. Cidadãos do Peru e visitantes estão celebrando o momento com cerimônias e eventos festivos. Além de Lima, entre os destinos estão as regiões de Amazonas, Áncash, Arequipa, Ayacucho, Cajamarca, Huancavelica, Junín, Huanuco, Ica, La Libertad, Lambayeque, Loreto, Moquegua, Pasco, Piura, Puno, San Martín, Tacna e Tumbes. Mais de 1.200 pessoas são responsáveis pelo transporte da chama.

Lima foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos em 2013, quando venceu a eleição disputada com Santiago, no Chile, San Luis, na Argentina, e Bolívar, na Venezuela. O Peru também sediará os Jogos Parapan-Americanos 2019, entre 23 de agosto a 1º de setembro de 2019.