Aterro de Maceió descarta chorume sem tratamento na natureza
Flagrante feito pela Polícia Civil coincide com denúncias e reclamações que a população têm feito ao IMA

Técnicos dos setores de Fiscalização e de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram, na manhã dessa quinta-feira (25), na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), para verificar o conteúdo e tomar as primeiras medidas administrativas em relação aos veículos flagrados despejando chorume em local inadequado.
Segundo informações dos técnicos de Laboratório do IMA, as características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume. Mesmo assim, foram feitas nove coletas para a análise e comprovação. Os resultados ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil.
O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação.
Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação. Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Do ponto de vista das equipes do IMA, o empreedimento deveria ser licenciado e fiscalizado pelo Estado.
As medidas administrativas agora dependem da disponibilidade dos documentos por parte da Polícia Civil que fez o flagrante e instaurou o inquérito policial. A definição de autuações e outras penalidades acontecerá nos próximos dias.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
