Aterro de Maceió descarta chorume sem tratamento na natureza
Flagrante feito pela Polícia Civil coincide com denúncias e reclamações que a população têm feito ao IMA
Técnicos dos setores de Fiscalização e de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram, na manhã dessa quinta-feira (25), na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), para verificar o conteúdo e tomar as primeiras medidas administrativas em relação aos veículos flagrados despejando chorume em local inadequado.
Segundo informações dos técnicos de Laboratório do IMA, as características como odor e fermentação do material coletado indicam que se trata de chorume. Mesmo assim, foram feitas nove coletas para a análise e comprovação. Os resultados ficam prontos entre 15 e 30 dias e serão encaminhados para compor laudo pericial da Polícia Civil.
O chorume é proveniente do aterro de Maceió. O flagrante foi feito por policiais que acionaram o Instituto e solicitaram a coleta das amostras e análises para comprovação.
Os técnicos do órgão ficaram impressionados com a situação. Do ponto de vista ambiental, trata-se de infração gravíssima. Tanto pelos danos causados ao ambiente como a indicação de que o problema estava se repetindo há mais tempo. Isso porque denúncias indicam que, pelo menos três vezes por semana, era despejado o conteúdo de quatro carretas, cada uma com capacidade para armazenar 48 mil litros do líquido.
A responsabilidade pelo aterro de Maceió é da prefeitura da capital que licenciou o empreendimento e deveria realizar fiscalização sobre o mesmo. Entretanto, o Instituto já vinha levantando dados e fazendo averiguações devido a grande quantidade de denúncias referentes a possíveis irregularidades. Do ponto de vista das equipes do IMA, o empreedimento deveria ser licenciado e fiscalizado pelo Estado.
As medidas administrativas agora dependem da disponibilidade dos documentos por parte da Polícia Civil que fez o flagrante e instaurou o inquérito policial. A definição de autuações e outras penalidades acontecerá nos próximos dias.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
