Últimos dias da exposição de Sil da Capela no Museu Théo Brandão
A mostra recebe visitas até 6 de agosto
A exposição “Sil” é composta por doze peças da artista e sete fotografias coloridas que retratam a obra e fazer artístico da ceramista de Capela, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral. Quem ainda não visitou a exposição, tem até o dia 6 de agosto para ver a mostra, que está aberta, gratuitamente, de terça a sexta (9h às 17h), sábado e domingo (12h às 17h).
Há quase vinte anos, Sil da Capela aprendeu a técnica da cerâmica com o mestre João das Alagoas. Desenvolveu um estilo próprio e, hoje, seu trabalho é reconhecido no Brasil e exterior. Uma de suas marcas registradas é a jaqueira. “Serve de inspiração para mim. Comecei a usar a jaqueira como cenário e faço isso até hoje”, explicou Sil.
Em maio, a artista recebeu o Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano, evento realizado pelo Museu Théo Brandão (MTB), com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura de Capela. A exposição teve apoio do curso de Design da Ufal.
Olhar sob a arte da ceramista
O fotógrafo, professor e arquiteto Thiago Sobral registrou o cotidiano e a obra da artista. Parte desse trabalho estará na exposição. As fotografias coloridas expressam a rotina no ateliê. A experiência foi enriquecedora para arte de quem busca uma boa história a ser revelada. “A Sil é uma guerreira, mostra com todos os predicados a força da mulher alagoana, que passou por muitas batalhas até conseguir chegar onde chegou. Eu sou um fotógrafo que adora documentar cotidianos, contar histórias com imagens, e a Sil tem muita para contar”, disse Thiago.
Thiago é especializado em fotografia de arquitetura e FineArt. O maceioense já teve suas imagens expostas em mostras individuais e coletivas pelo Brasil e em países como França, Portugal e Espanha. Atualmente, tem trabalhos na Galeria Tempo (no Rio de Janeiro) e Galeria Gamma, em Maceió.
A exposição tem a curadoria assinada pela museóloga Hildênia Oliveira. O projeto expográfico foi realizado pelas estudantes de Design da Ufal, com a orientação da professora Thaisa Sampaio.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
