Rara lagartixa do Pacífico é achada em encomenda nos Correios em SP
Animal oriundo do arquipélago da Nova Caledônia estava em uma caixa na agência de Praia Grande. A distância entre os dois lugares é de 14 mil quilômetros. Caso é investigado pela polícia.
Uma lagartixa-de-crista (Correlophus ciliatus) foi resgatada após ser encontrada em uma encomenda nos Correios em Praia Grande, no litoral de São Paulo, informou a prefeitura neste sábado (10). A espécie não existe no Brasil e é oriunda do arquipélago da Nova Caledônia, localizada no Oceano Pacífico, a 14 mil quilômetros de distância.
O animal foi encontrado depois que funcionários de uma agência dos Correios, localizada no bairro Boqueirão, desconfiaram de uma caixa armazenada na unidade e a isolaram. Os servidores pediram ajuda do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, que deslocou uma equipe e acompanhou a abertura da encomenda suspeita.
“Eles estranharam o fato de haver barulho dentro da caixa. Quando a equipe abriu a encomenda, identificou o tipo de réptil exótico comumente comercializado no mercado clandestino", explicou o inspetor Fábio Rogério Marques. O animal foi encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas) em Cubatão (SP).
Segundo o médico-veterinário, Lucas Porto, chefe do Ceptas, a lagartixa está desidratada, abaixo do peso, e perdeu a cauda. "É um animal onívoro e é uma das únicas espécies de lagartos que não tem regeneração da cauda, como ocorre com as lagartixas. É um indivíduo que vai ser tratado e terá que ser mantido em cativeiro", explicou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
