Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira
Há manifestações marcadas em mais de 130 países, para exigir dos governantes ações concretas contra as mudanças climáticas; em Maceió, protestos acontecem na praça Centenário
Uma greve geral do clima está programada para acontecer durante todo o dia de hoje (20) em mais de 4 mil cidades em todo o planeta. É o começo de um movimento de uma semana para atrair a atenção internacional para a urgência de ações para preservar o meio ambiente.
Espera-se que milhões de pessoas invadam as ruas em mais de 130 países, com apoio de organizações e grupos comunitários locais. Segundo especialistas ouvidos pelo The Guardian, esse pode ser o maior protesto de massa na história da crise climática.
Para saber onde acontecerão os protestos, uma boa dica é consultar o site Fridays for Future Map, que mostra em detalhes como será a movimentação em milhares de localidades diferentes em todo o mundo. Também é possível fazer buscas no Twitter usando a hashtag #climatestrike.
No Brasil, estão previstos protestos em 55 cidades. Em Maceió, organizações de defesa do meio ambiente marcaram uma manifestação a partir das 8h na Praça Centenário e as 13h30 em frente a prefeitura da cidade . Entre as reindicações, está o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país no Acordo do Paris - incluindo o reflorestamento de 12 milhões de hectares até 2025.
Estão programadas 800 manifestações nos Estados Unidos, 400 na Alemanha, e centenas no Reino Unido, Austrália, França e Bélgica. Em London, os protestos começam às 11 da manhã, em Westminster, segundo o The Guardian. Em Bruxelas, os manifestantes se dirigirão para a sede da União Europeia; em Paris, o movimento começa na Place de la Nation.
Nem todos os protestos vão acontecer amanhã – alguns países como Nova Zelândia e Itália adiaram as manifestações para 27 de setembro. Para quem quiser se manifestar, mas não puder ir às ruas, o site Global Climate Strikedá dicas de como protestar online, colocando banners em sites e mídias sociais, por exemplo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
