Artistas usam a internet em defesa de Fernanda Montenegro
Diversos artistas se posicionaram defendendo a atriz
Indignação foi o que mais se viu nas redes sociais na segunda-feira (23). No dia anterior, o Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, o dramaturgo Roberto Alvim, chamou Fernanda Montenegro de "sórdida", em postagens no Facebook. O ataque contra a veterana de 89 anos foi feito após a atriz posar para a edição de outubro da revista literária Quatro Cinco Um. Na publicação, Fernanda é retratada como uma bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira com livros.
"Um amigo meu, bem-intencionado, me perguntou hoje se não era hora de mudar de estratégia e chamar a classe artística pra dialogar. Não. Absolutamente não. Trata-se de uma guerra irrevogável. A foto da sórdida Fernanda Montenegro como bruxa sendo queimada em fogueira de livros, publicada hoje na capa de uma revista esquerdista, mostra muito bem a canalhice abissal destas pessoas, assim como demonstra a separação entre eles e o povo brasileiro. Temos, sim, que promover uma renovação completa da classe teatral brasileira. É o único jeito de criarmos um renascimento da arte no teatro nacional. Porque a classe teatral que aí está é radicalmente podre. E com gente hipócrita e canalha como eles, que mentem diariamente, deturpando os valores mais nobres de nossa civilização, propagando suas nefastas agendas progressistas, denegrindo nossa sagrada herança judaico-cristã, bom - com essa corja não há diálogo possível", escreveu o diretor.
A atitude gerou indignação na classe artística e entre políticos. O próprio presidente da Funarte, Miguel Proença, disse estar completamente chocado com o posicionamento do diretor da casa. A hastag #SomosTodosFernanda tomou conta da web.
"Sou mais Fernandona", escreveu Lulu Santos.
No ar em Órfãos da Terra, Marcelo Médici resumiu exaltando a magnitude da artista. "Dona Fernanda Montenegro no Oscar. Apenas. Continuemos aplaudindo e andando, rs...".
"Quem é o Roberto Alvim, mesmo? Ninguem sabe,ninguém viu", destacou Anderson Muller.Mouhamed Harfuch não deixou de comentar o assunto.
"Onde paramos? Como fazemos para explicar que Cultura e Fernanda são sinônimos? Que Teatro e Fernanda são indissociáveis? Que basta apensas ler a biografia da Dona Fernanda para entender o significado de Patrimônio Nacional".
"Prestes a fazer 90 anos, Fernanda Montenegro se mantém como um sopro de cultura e inteligência! Ela é a própria arte, a arte que resiste, a arte que se reinventa para sempre encantar, chocar, provocar reflexão", destacou Patrícia Pillar.
Fábio Assunção questionou o diretor."Viva Fernanda Montenegro! Plena aos 90! Quem tem medo de Alvim, o esquilo?".
Daniela Mercury foi precisa nas palavras."Fernanda Montenegro está no plano do divino, do sonho. A arte colocou essa extraordinária atriz em um lugar sagrado para os brasileiros e para os estrangeiros. Quanto mais forte é uma mulher, mas a sua existência incomoda".
A cantora Teresa Cristina chamou Fernanda de Mãe do Brasil."Xingar Fernanda Montenegro é como xingar a mãe. Mãe do Brasil, mãe da nossa arte, da nossa cultura. Esse verme q hoje está diretor da Funarte não merece nem q eu diga seu nome. Fernanda Montenegro é patrimônio nosso! Respeito!".
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
