Direitos Humanos

Primeira especialista independente em direitos humanos da ONU visita Ufal

Ikponwonsa Ero estará na Famed na próxima quinta-feira (31) para discutir direitos das pessoas com albinismo

Por Assessoria 29/10/2019 14h02
Primeira especialista independente em direitos humanos da ONU visita Ufal
Ikponwonsa Ero vem ao Brasil para avaliar a situação das pessoas com albinismo no país - Foto: Assessoria

Na próxima quinta, 31 de outubro, a partir das 14h, a primeira especialista independente das Nações Unidas sobre o exercício dos direitos humanos pelas pessoas com albinismo estará na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas. Ikponwonsa Ero pretende promover o diálogo e compartilhar boas práticas em relação ao exercício dos direitos das pessoas com albinismo e sua participação na sociedade.

Em seu trabalho, a especialista pretende também conscientizar sobre os direitos das pessoas com albinismo e combater estereótipos, preconceitos, práticas e crenças prejudiciais que prejudiquem o exercício dos direitos humanos e a participação da sociedade em igualdade de oportunidades. Assim, Ikponwonsa Ero vem ao Brasil para avaliar a situação das pessoas com albinismo no país.

Pessoas com albinismo podem participar da reunião e são convidadas a dar seu relato. Ikponwonsa Ero será recepcionada na Famed pelo professor Jorge Riscado, que realizou recentemente uma oficina de trabalho para construção de demandas e desafios para o SUS, trabalhando políticas públicas junto à população negra albina de Alagoas.

Albinismo

O albinismo é uma condição hereditária relativamente rara que ocorre em todo o mundo, independente da etnia ou gênero. Geralmente se manifesta na ausência de pigmento de melanina nos cabelos, pele e olhos, causando vulnerabilidade na exposição solar.