SMTT alerta para o aumento de conversões irregulares
Videomonitoramento auxilia na fiscalização para combater infrações
Uma das infrações de trânsito mais cometidas em Maceió é a conversão proibida. Pensando em contribuir para a redução deste tipo de ocorrência, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem intensificando as fiscalizações na capital. Seja por meio dos agentes ou câmeras de videomonitoramento, os pontos mais problemáticos da cidade são diariamente fiscalizados.
Entretanto, apesar das ações de educação e de conscientização que são desenvolvidas pelas equipes da SMTT, os números têm aumentado. De janeiro a setembro de 2018, 296 infrações por conversão irregular foram contabilizadas. Já no mesmo período de 2019, 5.180 condutores foram flagrados cometendo este tipo de ocorrência que põe em risco a própria vida, assim como a das demais pessoas que trafegam diariamente pelas vias de Maceió.
De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta infração de trânsito é de natureza grave. A penalidade estabelecida para esta irregularidade é aplicação de multa no valor de R$ 195,23, além da perca de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, faz um alerta para os perigos de quem executa a conversão ilegal. “Quando um condutor realiza esta manobra perigosa, ele aumenta as chances de acidentes nas vias, a exemplo de colisões transversais. Nestas situações, o motorista que vem no sentido oposto não espera que em dado momento um veículo vá fazer uma conversão, daí na maioria das vezes não consegue agir e evitar a colisão em tempo hábil”, explica.
Intervenções de combate
Para coibir esta e outras infrações que prejudicam a mobilidade urbana da capital, a SMTT passou a utilizar o sistema de fiscalização por meio do videomonitoramento, aliada aos trabalhos que já vêm sendo realizados pelos agentes de trânsito. Ao se sentirem monitorados, a tendência é que o condutor infrator repense suas ações e adote uma nova postura no trânsito.
Também com o intuito de combater a conversão proibida, a equipe de Obras Viárias da SMTT vem implantando prismas de concreto nas vias com maiores ocorrências do tipo, a exemplo da Avenida Menino Marcelo, popularmente chamada de Via Expressa. As estruturas de concreto servem para delimitar a separação das faixas de fluxos e ordenar o trânsito no local, melhorando as condições de trafegabilidade e evitando a prática de conversão irregular.
Além disso, os principais corredores de transportes da capital também seguem recebendo a requalificação das sinalizações horizontal e vertical, para que os maceioenses possam dispor das devidas condições para trafegar em segurança.
“São diversas ações que nossas equipes vêm implementando por toda a malha viária de Maceió. O objetivo é promover um trânsito cada vez mais seguro. Apesar de toda sinalização adequada existente em uma via, um trânsito mais seguro e humanizado só é possível quando os condutores são conscientes e respeitam as sinalizações”, reforça Antônio Moura.
Veja também
Últimas notícias
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
