SMTT alerta para o aumento de conversões irregulares
Videomonitoramento auxilia na fiscalização para combater infrações

Uma das infrações de trânsito mais cometidas em Maceió é a conversão proibida. Pensando em contribuir para a redução deste tipo de ocorrência, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vem intensificando as fiscalizações na capital. Seja por meio dos agentes ou câmeras de videomonitoramento, os pontos mais problemáticos da cidade são diariamente fiscalizados.
Entretanto, apesar das ações de educação e de conscientização que são desenvolvidas pelas equipes da SMTT, os números têm aumentado. De janeiro a setembro de 2018, 296 infrações por conversão irregular foram contabilizadas. Já no mesmo período de 2019, 5.180 condutores foram flagrados cometendo este tipo de ocorrência que põe em risco a própria vida, assim como a das demais pessoas que trafegam diariamente pelas vias de Maceió.
De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta infração de trânsito é de natureza grave. A penalidade estabelecida para esta irregularidade é aplicação de multa no valor de R$ 195,23, além da perca de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, faz um alerta para os perigos de quem executa a conversão ilegal. “Quando um condutor realiza esta manobra perigosa, ele aumenta as chances de acidentes nas vias, a exemplo de colisões transversais. Nestas situações, o motorista que vem no sentido oposto não espera que em dado momento um veículo vá fazer uma conversão, daí na maioria das vezes não consegue agir e evitar a colisão em tempo hábil”, explica.
Intervenções de combate
Para coibir esta e outras infrações que prejudicam a mobilidade urbana da capital, a SMTT passou a utilizar o sistema de fiscalização por meio do videomonitoramento, aliada aos trabalhos que já vêm sendo realizados pelos agentes de trânsito. Ao se sentirem monitorados, a tendência é que o condutor infrator repense suas ações e adote uma nova postura no trânsito.
Também com o intuito de combater a conversão proibida, a equipe de Obras Viárias da SMTT vem implantando prismas de concreto nas vias com maiores ocorrências do tipo, a exemplo da Avenida Menino Marcelo, popularmente chamada de Via Expressa. As estruturas de concreto servem para delimitar a separação das faixas de fluxos e ordenar o trânsito no local, melhorando as condições de trafegabilidade e evitando a prática de conversão irregular.
Além disso, os principais corredores de transportes da capital também seguem recebendo a requalificação das sinalizações horizontal e vertical, para que os maceioenses possam dispor das devidas condições para trafegar em segurança.
“São diversas ações que nossas equipes vêm implementando por toda a malha viária de Maceió. O objetivo é promover um trânsito cada vez mais seguro. Apesar de toda sinalização adequada existente em uma via, um trânsito mais seguro e humanizado só é possível quando os condutores são conscientes e respeitam as sinalizações”, reforça Antônio Moura.
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
