Reforma da Praça Pedro II fará resgate histórico em Maceió
A praça ganhará iluminação nova em LED e voltada para valorização do pedestre

A Prefeitura de Maceió deu início esta semana às obras de reforma da Praça Dom Pedro II, que tem no entorno prédios de valor histórico como a Catedral Metropolitana, a Biblioteca Pública, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e o Ministério da Fazenda. O projeto arquitetônico e a supervisão da obra são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Os trabalhos são executados pela Construtora R Pontes.
De acordo com a coordenadora-geral de Patrimônio Histórico da Sedet, Maria Adeciany de Souza, o projeto prevê o resgate do traçado original, mantendo as características históricas, a recuperação do piso original e do monumento alusivo à visita de Dom Pedro II, no final do século XIX. “O projeto foi pensado para valorizar o contexto histórico do centro da cidade e a recuperação prevê a implantação de guias de acessibilidade em todo o perímetro e de rotas acessíveis”, detalhou.
A praça ganhará iluminação nova em LED e voltada para valorização do pedestre e do monumento no centro do logradouro, destacando a sinalização turística já existente. A balaustrada que acompanha a ladeira da Rua João Pessoa será recuperada e pintada com as cores originais.
De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento Urbano da Sedet, Tácio Rodrigues, este projeto de revitalização vem ao encontro do modelo de preservação cultural da cidade, aliando o antigo ao novo. O projeto será pago com recursos oriundos de outorga onerosa.
“A outorga é um instrumento urbanístico que veio para beneficiar a comunidade, já que estes recursos são investidos em equipamentos públicos, seja uma praça, um parque, arborização ou serviços que beneficiem a população”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
