Reforma da Praça Pedro II fará resgate histórico em Maceió
A praça ganhará iluminação nova em LED e voltada para valorização do pedestre

A Prefeitura de Maceió deu início esta semana às obras de reforma da Praça Dom Pedro II, que tem no entorno prédios de valor histórico como a Catedral Metropolitana, a Biblioteca Pública, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e o Ministério da Fazenda. O projeto arquitetônico e a supervisão da obra são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Os trabalhos são executados pela Construtora R Pontes.
De acordo com a coordenadora-geral de Patrimônio Histórico da Sedet, Maria Adeciany de Souza, o projeto prevê o resgate do traçado original, mantendo as características históricas, a recuperação do piso original e do monumento alusivo à visita de Dom Pedro II, no final do século XIX. “O projeto foi pensado para valorizar o contexto histórico do centro da cidade e a recuperação prevê a implantação de guias de acessibilidade em todo o perímetro e de rotas acessíveis”, detalhou.
A praça ganhará iluminação nova em LED e voltada para valorização do pedestre e do monumento no centro do logradouro, destacando a sinalização turística já existente. A balaustrada que acompanha a ladeira da Rua João Pessoa será recuperada e pintada com as cores originais.
De acordo com o secretário-adjunto de Planejamento Urbano da Sedet, Tácio Rodrigues, este projeto de revitalização vem ao encontro do modelo de preservação cultural da cidade, aliando o antigo ao novo. O projeto será pago com recursos oriundos de outorga onerosa.
“A outorga é um instrumento urbanístico que veio para beneficiar a comunidade, já que estes recursos são investidos em equipamentos públicos, seja uma praça, um parque, arborização ou serviços que beneficiem a população”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
