Instituto Dr. Hermerson Casado promove II Simpósio Internacional sobre Esclerose Lateral Amiotrófica
Evento deve reunir pesquisadores do mundo inteiro em Alagoas e será realizado no Hotel Hitz Lagoa da Anta
O Instituto Dr. Hemerson Casado promove, entre os dias 24 a 26 de novembro de 2019, em Maceió, o II Simpósio Internacional sobre Esclerose Lateral Amiotrófica. O evento tem como objetivo disseminar os desafios no diagnóstico e tratamento, pesquisas e assistência às pessoas diagnosticadas com a ELA.
Nesta 2ª edição, o simpósio que vai trazer pesquisadores de Israel, dos Estados Unidos e Itália, será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, sendo voltado para profissionais da área da saúde, estudantes, pesquisadores, cuidadores e pessoas com doenças raras que tenham interesse em aprender um pouco mais sobre a doença.
A iniciativa é do Instituto Dr. Hemerson Casado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, através do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de Alagoas (SECTI), Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
Dr. Hemerson Casado, presidente do instituto que leva o seu nome, ativista e cirurgião cardiovascular, conta: ‘‘o objetivo é democratizar os vários conhecimentos para que possamos ter uma comunidade interessada e muito bem informada sobre os conhecimentos sobre a ELA. Também é muito importante para Alagoas e o Brasil, para que possamos estabelecer parcerias com outros institutos de pesquisa, universidades estrangeiras e laboratórios públicos e privados’’.
Sobre a ELA
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma desordem progressiva do sistema nervoso que causa a morte progressiva de neurônios motor superior e inferior, levando a paralisia e morte do paciente dentro de dois a cinco anos após o início dos sintomas.
Uma pequena parcela dos pacientes pode sobreviver por mais tempo, como é o caso do astrofísico Stephen Hawking, falecido em 2018. Na maioria dos casos, o intelecto e os sentidos dos pacientes permanecem preservados.
Até o momento, a ELA é incurável e existe um único tratamento disponível (Riluzol®), que aumenta a sobrevida dos pacientes em apenas dois a três meses. A ELA é considerada uma doença rara e pouco se sabe sobre suas causas, e menos ainda sobre a sua progressão ao nível molecular.
Programação
O evento contará com a participação de renomados pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, discutindo a ELA o que há de mais moderno dentre as formas de assistência médica e multiprofissional aos pacientes e as pesquisas mais promissores.
O Simpósio Internacional terá uma programação com início às 8h, indo até as 19h. No primeiro dia, acontecerá o pré-simpósio, com os minicursos que acontecerão em três salas simultâneas. Com atividades que abordarão temas relacionados à doença ELA: Fisioterapia Respiratória, Fonoterapia, Avaliação e prescrição de cadeiras de rodas para pacientes, Cuidados da Enfermagem no Manuseio do paciente.
Dando continuidade, a Importância da Nutrição; Atualização de técnicas em Ventilação e a importância da Fisioterapia Motora no paciente. Às 18h, dará início a cerimônia de abertura, com a participação do Dr. Hemerson Casado Gama. Encerrando com a palestra da Acary Souza Bulle Oliveira sobre a história da ELA.
No segundo dia, o professor Nikolay V. Dokholyan, EUA, ministrará: Towards the molecular etiology of ALS. Em seguida, o Dr. Richard S. Bedlack Jr, EUA, apresentará o Untangling the ALS X-Files. Outro assunto que será discutido são alternativas de tratamento para a ELA, pelo professor Carlo Domênico Marrone.
No último dia, contará com a presença do palestrante Stas Engel de Israel que ministrará: SOD1 structure - Toward understanding of ALS pathogenesis. No período da tarde, o professor Michal Izrael de Israel abordando sobre o Estudo AstroX.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
