Dias Toffoli destaca avanços e desafios do Judiciário durante evento em Maceió
Ministro discursou na abertura do XIII Encontro Nacional do Judiciário, que segue nesta terça (26) na capital
Em Maceió para participar do XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, destacou os avanços da Justiça brasileira. Segundo ele, pela primeira vez houve diminuição no número de processos pendentes.
"Isso mostra o quão ativo é o juiz brasileiro", ressaltou Toffoli, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o relatório Justiça em Números, divulgado em agosto deste ano, o estoque de processos pendentes ao final de 2018, em todos os órgãos do Judiciário, foi de 78.691.031 ações, o que representa queda de 1,2% em relação a 2017.
"Estamos decidindo mais, em menos tempo, e avançando em termos de eficiência", reforçou o ministro.
Segundo Toffoli, houve aumento na produtividade em todas as instâncias. O ministro destacou ainda os desafios que devem ser enfrentados pela Justiça em todo o país. "É preciso trabalhar continuamente para reduzir o acervo, a taxa de congestionamento e a carga de trabalho de juízes e servidores".
O XIII Encontro Nacional do Judiciário foi aberto na noite desta segunda (25) e segue na terça (26) no Centro de Convenções, em Maceió. Durante o evento, os presidentes dos 91 tribunais brasileiros, sob a coordenação do CNJ, aprovarão as metas nacionais e específicas do Judiciário para 2020 e os macrodesafios do Poder Judiciário 2021-2026.