Mutirão de Cirurgias da Saúde será prorrogado até este domingo (8)
Iniciativa do Governo acontece no bairro Benedito Bentes e agendou 142 procedimentos só no primeiro dia
O primeiro dia do Mutirão de Cirurgias, voltado para cirurgias eletivas, agendou 142 procedimentos cirúrgicos. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que começou nesta quinta-feira (5), teve sua duração prolongada até este domingo (8) devido à grande demanda identificada.
O Programa Mutirão de Cirurgias ergueu uma estrutura denominada de “Cidade da Saúde”, capaz de atender os pacientes com a realização de exames pré-operatórios. Entre eles estão ultrassom, exames de sangue e raios-x, permitindo que os participantes já saiam do local com sua cirurgia devidamente agendada.
“Estamos agendando procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. Também estamos disponibilizando histerectomia, para atender casos de mioma, e colocistecmomia, onde os pacientes com pedra na vesícula serão contemplados”, explicou a assessora técnica da Sesau Geonice Peixoto.
Devido à grande procura, a estrutura da Cidade da Saúde vai ficar no Benedito Bentes até o domingo (8). “Conseguimos ampliar a área de espera com tendas e abrimos uma nova área. Com isso, para as pessoas que já possuem os exames pré-operatórios a marcação é imediata, o que agiliza o processo”, esclareceu a assessora técnica da Sesau.
Documentos – Para ter acesso à triagem, os usuários devem ir ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, além de estar em jejum. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta que o programa Mutirão de Cirurgias foi planejado para reduzir as filas de espera.
“O governo do Estado vai intensificar a quantidade de cirurgias eletivas realizadas em Alagoas, reduzir filas e humanizar esses atendimentos, garantindo uma atenção especial ao usuário. O cidadão tem esperado, por vezes, durante muito tempo. Queremos mudar essa realidade aportando mais recursos e agilizando essas cirurgias”, destacou Alexandre Ayres.
Beneficiada – Para Ana Paula Gomes, o Mutirão de Cirurgias representa uma oportunidade importante para cuidar do filho de 8 anos. “Pude realizar os exames e a consulta que meu filho precisava. Fui atendida de forma muito atenciosa por todos”, ressaltou.
Já a jovem Daiane da Silva conseguiu marcar sua cirurgia de retirada de pedra na vesícula para o dia 15 deste mês, no Hospital da Mulher. “Estava esperando essa cirurgia já há mais de quatro meses e pude, finalmente, me tranquilizar e sair com o procedimento agendado”, declarou.
Mutirão no Vergel – A próxima edição do Mutirão de Cirurgias, com triagem para agendamento de cirurgias eletivas, será montada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. “Serão realizadas as mesmas atividades que estão sendo feitas no Benedito Bentes, com a realização de exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias”, destacou Geonice Peixoto.
A assessora técnica da Sesau reforçou que as pessoas não precisam adormecer na fila para assegurar o atendimento. “Temos uma equipe preparada e comprometida para atender a todos com responsabilidade e ética. A população pode se dirigir à Cidade da Saúde sem receio”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
