Alagoas fecha 2019 com menor número de homicídios desde 2011
Balanço foi apresentado em coletiva de imprensa, nesta segunda (06)
Alagoas fechou 2019 com o menor número de homicídios da série histórica iniciada em 2011, segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), apresentados pelo governador Renan Filho (MDB) em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (06), no Salão de Despachos, do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
De janeiro a dezembro de 2011 Alagoas registrou 2.417 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI's), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No mesmo período de 2019 foram computadas 1.184 mortes. Uma queda significativa de 51%.
Analisando somente o mês de dezembro, 2019 foi o 18º mês consecutivo de redução da violência, registrando 99 mortes em Alagoas. Comparando com o mesmo período de 2018, em que registrou-se 118 mortes, houve uma redução de 16,1% nos CVLI's.

Capital alagoana
Maceió fechou 2019 com 347 mortes violentas, o que significa menos de uma morte por dia. Em dezembro, período caracterizado pelo governador como 'complexo', em razão das festas de fim de ano - em que a violência aumenta devido a ingestão de bebidas alcoólicas - houve uma queda de 5,7% dos CVLI's, se comparado com o mesmo período de 2018.
"A violência na capital voltou a padrões do século passado, isso é muito simbólico em um Estado que foi reconhecido, ao longo dos últimos anos, como Estado mais violento do Brasil. Hoje é um dos Estados que mais reduz violência e dá exemplo ao país", enfatizou o governador.
Roubo de veículos e cai e assaltos a ônibus diminuem
As ações das polícias também refletem na tranquilidade dos alagoanos que possuem carro. As estatísticas da SSP/AL apontam que em 2019 houve uma redução de 36% nos crime de roubo de veículos. Em 2019 foram registrados 478 crimes desta modalidade, enquanto que em 2018 foram registrados 747 casos.
O transporte público em Maceió também foi um dos segmentos que obteve a maior redução de assaltos nos últimos anos. Segundo a SSP/AL, o ano de 2019 terminou com 102 ocorrências. Se comparado com o total de assaltos registrados em 2018, que foi de 325, houve uma queda de 68,6% dos crimes.
Veja também
Últimas notícias
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria
Polícia prende homem que usou arma de fogo para obrigar cunhada a manter relação sexual
Maragogi realiza abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2026
Operação da PF em AL investiga golpe que desviou R$ 50 mil de aposentadorias
Mega não tem acertador e prêmio vai a R$ 36 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
