Alagoas fecha 2019 com menor número de homicídios desde 2011
Balanço foi apresentado em coletiva de imprensa, nesta segunda (06)
Alagoas fechou 2019 com o menor número de homicídios da série histórica iniciada em 2011, segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), apresentados pelo governador Renan Filho (MDB) em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (06), no Salão de Despachos, do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
De janeiro a dezembro de 2011 Alagoas registrou 2.417 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI's), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. No mesmo período de 2019 foram computadas 1.184 mortes. Uma queda significativa de 51%.
Analisando somente o mês de dezembro, 2019 foi o 18º mês consecutivo de redução da violência, registrando 99 mortes em Alagoas. Comparando com o mesmo período de 2018, em que registrou-se 118 mortes, houve uma redução de 16,1% nos CVLI's.

Capital alagoana
Maceió fechou 2019 com 347 mortes violentas, o que significa menos de uma morte por dia. Em dezembro, período caracterizado pelo governador como 'complexo', em razão das festas de fim de ano - em que a violência aumenta devido a ingestão de bebidas alcoólicas - houve uma queda de 5,7% dos CVLI's, se comparado com o mesmo período de 2018.
"A violência na capital voltou a padrões do século passado, isso é muito simbólico em um Estado que foi reconhecido, ao longo dos últimos anos, como Estado mais violento do Brasil. Hoje é um dos Estados que mais reduz violência e dá exemplo ao país", enfatizou o governador.
Roubo de veículos e cai e assaltos a ônibus diminuem
As ações das polícias também refletem na tranquilidade dos alagoanos que possuem carro. As estatísticas da SSP/AL apontam que em 2019 houve uma redução de 36% nos crime de roubo de veículos. Em 2019 foram registrados 478 crimes desta modalidade, enquanto que em 2018 foram registrados 747 casos.
O transporte público em Maceió também foi um dos segmentos que obteve a maior redução de assaltos nos últimos anos. Segundo a SSP/AL, o ano de 2019 terminou com 102 ocorrências. Se comparado com o total de assaltos registrados em 2018, que foi de 325, houve uma queda de 68,6% dos crimes.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
