Novas manchas de óleo chegam aos litorais do Nordeste
O material foi localizado por moradores da região, que cobram intensificação dos trabalhos de limpeza pela Marinha do Brasil.
Resquícios de petróleo cru voltaram a aparecer na praia de Caetano de Cima, no município de Amontada, e em localidades do município de Itarema, neste domingo (5). Em vídeo registrado, uma moradora mostra partículas de óleo espalhadas por um grande trecho na faixa de areia. A substância reapareceu na orla em pequenas quantidades na semana passada, segundo a Marinha do Brasil.
"Existe ainda em pequena quantidade, mas existe” afirma a voluntária Helena Soares. Para ela, as manchas apareceram, em pequenas porções, com o movimento das marés. “O fato de ser pequeno é preocupante porque vez ou outra alguém está pisando sem ver, é realmente difícil a visibilidade”, completa
Limpeza do óleo
Helena acrescenta ainda que no primeiro dia em que as manchas foram vistas, na segunda-feira passada (30), uma equipe de voluntários, em um trabalho conjunto com a Marinha do Brasil, retiraram 300 quilos de óleo. Ela afirma, no entanto, que o órgão apenas fornece o material necessário para que a própria comunidade faça a limpeza.
“Vieram alguns agentes, mas a conversa é a de que eles só estão coordenando o processo. Querem que a gente articule uma equipe de voluntários para a semana que vem. Querem dar os equipamentos pra gente fazer o trabalho que entendemos ser deles enquanto órgão competente. A comunidade pode ajudar, se voluntariando, mas essa função é deles”, aponta.
Em nota enviada ao Sistema Verdes Mares neste domingo (5), a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, informou que envia, diariamente, equipes para realizar monitoramento e limpeza das praias atingidas por resíduos de óleo nos municípios de Amontada, Itapipoca e Itarema, no Ceará. Segundo o órgão, as atividades serão realizadas até que as localidades estejam livres dessa poluição.
“Adicionalmente, as equipes da CPCE realizam a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual aos membros da Defesa Civil, de órgãos ambientais municipais e voluntários, que estão atuando de maneira determinante no apoio à limpeza das praias”, disse a Marinha. As amostras do material recolhido continuam sendo enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).
Itarema
O material também foi observado no município de Itarema. Segundo a moradora Tallita Teixeira as manchas foram vistas em “pequena quantidade” e “do tamanho de uma moeda de 1 real”, nas praias de Tijuca e Almofala. De acordo com Tallita, hoje (6), a praia se encontra limpa.
Segundo informações obtidas junto à Marinha nesta segunda-feira (6), o órgão esteve no local durante cinco dias, quando “foram encontrados pequenos vestígios esparsos, prontamente recolhidos pelas equipes.”
“Nossa Equipe esteve por cinco dias contínuos na cidade, recebendo o apoio irrestrito da Secretaria de Meio Ambiente do Município, tendo ainda a participação da Colônia de Pescadores e de Voluntários do Projeto Tamar, encerrando ontem à noite (5) as ações de monitoramento, de forma que avaliamos todo o litoral de Itarema como limpo”.
Ainda segundo o órgão, “a Secretaria de Meio Ambiente de Itarema continua alerta a qualquer aparecimento de vestígios de óleo em todo o litoral da cidade”.
Veja também
Últimas notícias
Pela primeira vez Maceió recebe Copa de Handebol Master Paraíso das Águas
Alagoas gera 11.110 empregos com carteira assinada em setembro de 2026
Comandante-geral destaca resposta rápida da PM em casos de feminicídio e estupro em AL
Educação que recomeça: Igaci transforma vidas com turma da EJAI no Caps
Polícia realiza mais um dia de buscas por quatro desaparecidos na Lagoa Mundaú
Prefeitura anuncia Dia D de vacinação antirrábica em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
