Começa neste sábado (11) proibição da captura do caranguejo-uçá em AL
A infração pode resultar em uma pena de até três anos de reclusão e multa
Começa neste sábado (11) em Alagoas um dos três períodos de proibição da captura do caranguejo-uçá. A medida visa à proteção da espécie em seu período reprodutivo, conhecido como andada.
O primeiro vai de 11 a 16 de janeiro; o segundo de 10 a 15 de fevereiro; e o terceiro de 10 a 15 de março de 2020. A medida vale para Alagoas e para os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
É durante a andada que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. A proibição vai além da captura, valendo também para transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie.
A infração pode resultar em uma pena de até três anos de reclusão e multa.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o caranguejo-uçá é “um dos mais importantes constituintes da fauna do ecossistema de manguezal”, podendo ser encontrado desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até o estado brasileiro de Santa Catarina.
Veja também
Últimas notícias
Deputado do PL propõe regras para o “Dia do Cabelo Maluco” nas escolas
Trend do esculacho: como fazer brincadeira com IA que viralizou nas redes
Luis Roberto se espanta após jogador guardar recado na cueca: "Minha nossa"
Estudante que viralizou por rezar terço todo dia ao estudar para o Enem mantém rotina de fé na USP
PM de 24 anos morto em acidente de trânsito é sepultado com honras militares em Maceió
Suspeitos de furtar transformadores são presos em AL; prejuízo chega a R$ 3 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
