Armamento e tiro: guardas municipais fazem capacitação
O treinamento foi realizado de forma técnica e trouxe táticas de padrão nacional

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realizou um treinamento de tiro para aperfeiçoamento das técnicas. As instruções aconteceram nesta quinta-feira (16), no estande de tiros do Bope, durante todo o dia. A capacitação foi destinada aos guardas que possuem porte de armas.
Com o objetivo de nivelar os profissionais, através de práticas contínuas com armamento letal, os agentes com porte de armas receberam instruções intensivas. O treinamento foi ministrado pelos guardas Ricardo Silva e Adailton Nunes, e pelo coordenador de Ensino e Instrução (CEI) da Semscs, Edson Gondim.
Gondim explicou que a utilização da arma de fogo é feita somente em casos extremos e o profissional precisa estar bem preparado para garantir a vida dele e do cidadão. “A arma de fogo é um equipamento de muita responsabilidade, então sabemos o quanto é importante para o profissional da segurança estar bem treinado e ambientado com o instrumento que utiliza no seu dia a dia”, disse.
O treinamento foi realizado de forma técnica e trouxe táticas de padrão nacional, tais como: manuseio do armamento, montagem e desmontagem em primeiro escalão, fundamentos de tiro, disparos em seco e, por fim, disparos com munição real e simulação de situações de risco.
“Há alguns anos batalhamos para conseguir o porte de armas, fizemos cursos, testes psicológicos, treinos, foi um grande processo e, em 2019, conseguimos adquirir a autorização. Atuo há 17 anos como guarda municipal, sei da necessidade que temos em andar com esse instrumento de trabalho e de sempre atualizar as táticas para efetivar as demandas de forma eficaz”, afirmou Cristina Roberta Cordeiro dos Santos, guarda participante do treinamento.
A ideia é dar continuidade a cursos como o desta quinta. “Estamos cumprindo as demandas de 80 horas anuais colocadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Hoje temos em torno de 200 guardas municipais que possuem curso de formação e, com o apoio da Semscs, que solicitou licitação para mais munições, esses guardas poderão participar também das próximas instruções de tiro”, afirmou o instrutor e guarda Ricardo Silva.
Veja também
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
