Projeto coordenado por AL é o único do Brasil a vencer prêmio internacional de inovação
Grupo de Trabalho para a Transformação Digital ganhou o Global Public Service; projeto faz parte de agenda de modernização do Estado
Nos últimos anos, o Governo do Estado vem buscando reinventar seus processos e adaptá-los às transformações sociais e tecnológicas presentes na sociedade. Essa movimentação, que tem acontecido de forma integrada a de outros entes federativos, já vem dando resultados significativos: um exemplo disso é que um dos projetos coordenados por Alagoas na área de modernização foi o único vencedor brasileiro de um dos mais importantes prêmios internacionais do setor público, o Global Public Service.
Ligado ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que, atualmente, é presidido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, o Grupo de Trabalho de Transformação Digital (GTD.GOV) foi uma das iniciativas que concorreram à premiação da instituição britânica Apolitical, na categoria Digitalização de Serviços Públicos.
Criado há cerca de seis meses, o GT vem unindo mais de 100 gestores e técnicos de cerca de 20 governos estaduais e do Distrito Federal do Brasil para estudar, compartilhar conhecimentos e desenvolver soluções inovadoras para o processo de Transformação Digital pelo qual a administração pública do país vem passando.
“Com o Grupo, passamos a ter uma estratégia comum para transformar os serviços públicos para o meio digital, algo que não existia. A razão de ser do GTD é fundamental para que possamos reduzir as desigualdades e entregar melhores serviços públicos para a população. Em apenas seis meses, vencermos um prêmio tão importante mostra o quanto esse tipo de iniciativa é indispensável para a simplificação da vida dos brasileiros, que são os que mais ganham com essa integração entre os Estados”, pontua o coordenador do GT e servidor da Seplag Alagoas, Thiago Ávila.
Implementado com vistas a otimizar, de modo assertivo, a dinâmica das organizações públicas, o Grupo tem se debruçado em uma agenda que visa transformar a cultura burocrática em uma estrutura hábil, que esteja alinhada às demandas da sociedade.
“O Governo de Alagoas tem coordenado o processo de Transformação Digital e preparado o terreno para esse novo momento junto a outros estados da federação. Essa agenda vem se consolidando cada vez mais no Brasil e não tem volta. Trazer para o Brasil, e mais especificamente para Alagoas o prêmio da Apolitical, nesse contexto, é algo muito simbólico e traduz bastante do empenho de cada pessoa que faz o Grupo acontecer e que colabora, direta ou indiretamente, para o aprimoramento do serviço público no país”, afirma o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.
Alagoas Digital
E para que a Transformação Digital possa acontecer de forma eficaz na máquina pública alagoana, o Governo do Estado também vem reunindo esforços em torno de um programa que visa, sobretudo, a digitalização dos serviços públicos alagoanos: o Alagoas Digital.
“Este é um projeto que temos orgulho de realizar e que simboliza muito do que a administração pública já vem fazendo no que diz respeito à modernização de seus trâmites. Nosso intuito é que, com ele, tenhamos um processo de Transformação Digital integrado em Alagoas e que consigamos, a partir dessa mobilização conjunta, oferecer serviços cada vez mais inteligentes à população”, explica o secretário titular da Seplag.
Mediado pela Seplag, o programa, que envolve diversas secretarias e órgãos do Governo, conta com uma série de capacitações, oficinas e encontros voltados tanto para servidores em geral, como para os gestores das pastas. O objetivo, segundo ele, é fazer com que iniciativas como o SEI, a Delegacia Interativa e os serviços digitais do Detran, por exemplo, sejam cada vez mais comuns na sociedade alagoana.
“Já temos vários projetos de pé nesse sentido, de diversas áreas que têm se modernizado muito rapidamente, mas precisamos levar essa expertise para todos os órgãos públicos, integrar nossa base de dados e ter uma porta única de atendimento ao cidadão. O time do governo está muito engajado e tenho certeza de que conseguiremos, de forma alinhada, aprimorar a prestação de serviços no Estado”, pontua Fabrício Marques.