Saúde

Vai viajar ? veja as recomendações para evitar contágio de doenças respiratórias

Os casos de Coronavírus teve foco inicial na China, mas têm se expandido pelo mundo

Por 7Segundos 07/02/2020 16h04
Vai viajar ? veja as recomendações para evitar contágio de doenças respiratórias
Aeroportos do Brasil - Foto: Reprodução

Com o aumento do nível de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orientou que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade.

A recomendação faz parte das diretrizes publicadas no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualizado na terça-feira (28), com informações para vigilância e assistência da rede pública de saúde.

Com quase trinta mil casos confirmados, segundo o último boletim da OMS, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença. Com isso, as pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos.

Por essa razão, as viagens para China e  para outras regiões do mundo, precisam de atenção e cautela para evitar contagios de doenças como o Coronavírus. 

O infectologista da Secretaria de Saude de Alagoas (Sesau), recomenda evitar lugares com aglomeração de pessoas e sem ventilação, lavar as mãos com água e sabão após usar o banheiro e antes de comer e coçar olhos e nariz . 

Sobre a transmissão do Coranavírus

A transmissão da doença,ocorre de pessoa a pessoa, exclusivamente, através da via respiratória, por secreções durante episódios de tosse, espirros e corizas, como ocorre com o vírus influenza (gripe).

Quem vai viajar para fora do país, deve ficar atento a transmissão e contagio do vírus, além de seguir as recomendações do especialista.