Empresa espanhola assume administração de aeroporto em Alagoas
A empresa espanhola Estatal Aena venceu o leilão para administrar aeroportos do Nordeste
Com a saída da Infraero, a empresa espanhola Estatal Aena, passa a assumir a administração do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a partir dessa quinta-feira (13).
A estatal espanhola Aena Desarollo Internacional, arrematou seis aeroportos do Nordeste em um leilão realizado em março de 2019. Alagoas é o terceiro da região a passar pela mudança de gestão. A Infraero anunciou a transição nesta quarta-feira (12).
A nova gestão também arrematou aeroportos em Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), e Recife (PE), que estão passando pela fase de mudança.
De acordo com o contrato de concessão celebrado entre a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a nova gestora, a estimativa de investimento para os aeroportos do Bloco Nordeste ao longo dos próximos 30 anos é de R$ 2,153 bilhões, sendo que um terço, ou R$ 788 milhões, serão aplicados nos próximos cinco anos.
“Quero agradecer o apoio e a dedicação dos profissionais da Infraero que contribuíram para que esse processo de transferência da gestão ocorresse da melhor forma possível”, ressaltou o presidente da Infraero Brigadeiro Paes de Barros.
A Infraero já finalizou as transições dos aeroportos dos blocos Sudeste e Centro-Oeste, e segue a fase de Operação Assistida nos demais aeroportos do Bloco Nordeste, que continua até o início de março deste ano. “Seguiremos contribuindo com a diretriz do Governo Federal, operando todos os terminais com os mesmos níveis de qualidade e segurança até que as atividades sejam transferidas à iniciativa privada”, afirmou.
Maceió
O Aeroporto de Maceió foi eleito pelos usuários como o melhor do Nordeste. O dado é da Pesquisa?de Satisfação de Passageiros e Desempenho Aeroportuário, divulgada no início de fevereiro, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.? Numa escala de 1 a 5, onde a meta de qualidade é 4, o terminal recebeu a nota 4,58 – evolução de 2% em relação à sondagem do primeiro trimestre de 2018. Além disso, o terminal ficou em terceiro lugar no ranking nacional de aeroportos que movimentam até 5 milhões de viajantes por ano.
Com capacidade para receber 5,32 milhões de passageiros por ano, o terminal alagoano registrou em 2019 mais de dois milhões de viajantes. O Aeroporto de Maceió dispõe de voos operados pelas companhias Azul, Gol e Latam, com rotas para Brasília (DF), Confins (MG), Campinas, Congonhas, Guarulhos e Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), além de um voo regular internacional para Buenos Aires, na Argentina, que opera uma vez por semana e um voo charter para Lisboa, em Portugal, que opera duas vezes ao ano.
Últimas notícias
Abono Salarial: pagamento de lote complementar começa nesta quinta (15)
Homem é morto a tiros em via pública no bairro Rio Novo, em Maceió
Polícia indicia duas pessoas após morte em clínica clandestina de aborto em Arapiraca
Oplit recupera motocicleta após rastreamento em condomínio de Maceió
Motorista de aplicativo é esfaqueado dez vezes durante corrida em Maceió
Inhapi decreta situação de estiagem por 180 dias após falta de chuvas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
