Prévias: ordenamento e fiscalização garantiram segurança dos foliões
Ambulantes precisaram se adequar às normas definidas para os eventos

Fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a Guarda Municipal de Maceió (GMM) trabalharam juntas para garantir o ordenamento dos ambulantes e a segurança dos foliões que curtiram as prévias carnavalescas no último final de semana na capital. Com uma ação abrangente, a Semscs atuou desde a autorização para os blocos, passagem de trios elétricos e montagem de camarotes e outras estruturas até a fiscalização do cumprimento do percurso e horários de início e término dos desfiles.
Além disso, coube à pasta emitir licenças e fiscalizar a atuação dos ambulantes que venderam variados produtos, principalmente alimentos e bebidas, durante as prévias. As ações foram preparadas com antecedência, para que o trabalho fosse eficaz. Em reuniões preparatórias nas semanas que antecederam à folia, tudo foi planejado e alinhado com os envolvidos.
O titular da Semscs, Enio Bolivar, salientou que, a cada evento que é realizado, é importante haver a conscientização do ambulante e da população. “Nas primeiras horas de cada dia de festa, nossas equipes estavam nos locais para ordenamento dos ambulantes e, durante todo o trajeto dos festejos, estavam para garantir que tudo corresse bem. Eu também estive lá acompanhando esse trabalho”, disse o secretário.
A coordenadora geral de Fiscalização de Posturas da Semscs, Katiuscia Lima, contou que nos três dias, antes do início das prévias, foi realizada uma vistoria em todo o percurso de passagem dos blocos, com foco na garantia de acessibilidade e segurança de todos. “Organizamos os ambulantes nas áreas determinadas. Durante a fiscalização, verificamos alguns casos de irregularidade como uso de braseiro e panela com óleo quente, que se encontravam próximo à passagem dos foliões. Da forma que estavam dispostos esses materiais apresentavam riscos de acidentes. Então, realocamos para dentro das barracas. Espetos de madeira e recipientes de vidro foram descartados”, explicou a coordenadora.
Luís Virgínio dos Santos é ambulante e trabalha com vendas de lanches desde 1991. Ele atendeu o chamamento público feito pela Semscs, fez seu cadastro e aprova que haja essa organização nas prévias carnavalescas. “Tem muito tempo que trabalho aqui no Jaraguá vendendo lanches e agora nas prévias também vendi bebidas. Nos carnavais anteriores estive aqui na Sá e Albuquerque. Neste ano continuo no mesmo local, garantindo meu trocado a mais nesta época. É muito bom trabalhar regularizado”, afirmou.
Para o secretário Enio Bolivar, as ações da pasta durante as prévias saíram conforme o planejado, o que contribuiu para garantir o sucesso e a segurança dos eventos que começaram na sexa-feira à noite, prosseguiram no sábado e foram encerrados no domingo. “A Prefeitura de Maceió fez uma festa bonita e segura. Estão de parabéns todos os órgãos envolvidos nessas comemorações, que tiveram a Fmac como organizadora”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Idoso que seguiria para Porto de Pedras morre após passar mal na rodoviária de Maceió
![[Vídeo] Treminhão vira na zona rural do município de Porto Calvo](https://img.7segundos.com.br/Tpvw8D4tRIbFLLJ2W6xQJTKa6e4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-07-at-141712.jpeg)
[Vídeo] Treminhão vira na zona rural do município de Porto Calvo

Casal morto dentro de carro em Igaci foi intoxicado por monóxido de carbono, aponta perícia

Maior concurso público de AL será lançado em 28 de outubro, anuncia Paulo Dantas
Sistema de Esgotamento Sanitário transforma Teotônio Vilela com investimento de R$ 30,2 milhões assegurado por Arthur Lira

Após desentendimento, homem é morto a tiros no município de Olho d’Água das Flores
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
