Detran divulga lista de empresas credenciadas para estampar novas Placas de Identificação Veicular
Modelo entrou em vigor no estado desde a segunda-feira (17) e só será obrigatório em alguns casos; saiba quais

As novas Placas de Identificação Veicular (PIV) estão entrando em vigor em todo o território nacional. Em Alagoas, o novo modelo começou a ser implantado a partir da última segunda-feira (17) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) já disponibilizou, através do site da autarquia (www.detran.al.gov.br), a lista de empresas credenciadas para estampar a nova placa.
O novo modelo será obrigatório nos casos de primeiro emplacamento, mudança de estado ou município e em situações de roubo, furto, extravio da placa, mudança de categoria do veículo ou algum dano que dificulte a leitura. Os carros com a atual placa cinza podem circular normalmente até o final da vida útil do veículo.
“É importante lembrar que a placa não é necessária e obrigatória para todos os veículos, por isso, não é preciso correria para mudar. As alterações podem ser feitas com calma e só em alguns casos é que a mudança será necessária, evitando, assim, filas e mais gastos para o dono do veículo”, ressalta a subchefe de apoio ao usuário de veículos, Janaína Gama.
A nova placa segue o padrão de quatro letras e três números, além da mudança na cor de fundo, que passa a ser branca. A cor dos caracteres identifica a categoria do veículo. O preto, por exemplo, caracteriza veículos de uso particular, o vermelho é utilizado para os de uso comercial e aprendizagem, o azul para veículos de uso da administração pública, o dourado para veículos de uso diplomático, o verde para veículos em teste e o prata para aqueles com mais de 30 anos.
Credenciadas
É possível verificar quais empresas estão credenciadas para estampar o novo modelo no portal on-line do Detran de Alagoas. Basta acessar o site, ir na aba “Serviços”, “Veículo”, “Consultas e “Estampadoras de Placas”. Lá, o usuário encontrará as empresas por meio da identificação “AUTORIZADA PARA EMISSÃO DA PIV (Placa de Identificação Veicular)”, que estará ao lado dos nomes, e poderá conferir a razão social, endereço e telefone para contato.
Segundo o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, um ponto positivo dessa mudança é o livre mercado adotado para o requerimento do serviço. “Cabe ao Detran credenciar as empresas e elas vão disputar esse mercado. A tendência, com uma maior quantidade de empresas se cadastrando, é que o preço do emplacamento tende a diminuir”, explica.
Ele ainda informa que o órgão irá trabalhar numa pesquisa de preço que será disponibilizada no site, com o propósito de para apresentar ao cidadão um indicativo de valores cobrados para a adaptação veicular.
Veja também
Últimas notícias

Justiça mantém condenação de Kel Ferreti por estupro e ressalta medidas cautelares

Prefeitura de Palmeira avança na construção de 300 casas novas no Conjunto Antônio Ribeiro

Chico Filho comemora novas permissões para taxistas em Maceió

Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió

Colisão entre carro e carreta deixa feridos na AL-220, em São José da Tapera

Após atuação da Defensoria, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
