Em comemoração aos 30 anos, Fapeal entrega revitalização de sua sede
A obra foi realizada em parceria com Seris e Seplag

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) vai completar 30 anos em setembro de 2020. Para iniciar os marcos comemorativos das três décadas, foi inaugurada, nessa quinta (20), a revitalização do prédio-sede, considerados um dos mais bonitos e históricos do Centro de Maceió.
As obras foram executadas graças às parcerias com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag)A Seplag doou a tinta e uma equipe de ressocializandos refez toda a pintura externa e interna da construção. Além disso, a Fapeal também inaugurou sua nova recepção.
Abrindo a solenidade, o secretário Fabrício Marques observou: “O que a conseguimos concluir aqui na Fapeal parece simples, mas não é comum na administração pública: cuidar do patrimônio público. Existem muitas dificuldades. Temos de preservar o que existe.”, observou o economista.
A policial militar Tauana Santos, chefe de reintegração social da Seris, representando o secretário, Coronel Marcos Sérgio, comentou que o emprego do trabalho dos ressocializandos na manutenção de espaços públicos é uma parceria que vêm sendo mantida com diversas secretarias: “É muito bonito quando a gente vê esse trabalho sendo realizado e constata o resultado”, comemorou a soldado.
“Hoje é um dia de parabenizar o professor Fábio Guedes e todos os servidores da Fapeal”, resumiu a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Rocha. “Obrigada por sempre ajudar a Secti a fazer tudo acontecer como deve ser, lado a lado e em parceria. Parabéns a todos os servidores, a sede ficou belíssima”, observou a gestora.
Resolução de problemas
O diretor presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explicou que a revitalização do prédio foi motivada pela necessidade: “Nós precisávamos de um espaço destinado a receber as comissões científicas que analisam os projetos e relatórios submetidos à Fapeal. Não tínhamos nenhuma sala específica para receber os pesquisadores de fora, que vêm até aqui para fazer o trabalho que compete a eles. E o prédio precisava de uma recepção nova”, ponderou o gestor, acrescentando que há 10 anos a sede da Fapeal não tinha sua pintura renovada por inteiro.
Guedes adiantou que o próximo passo de melhoria no ambiente da Fapeal será a reforma e a modernização do auditório da Fundação — que é frequentemente utilizado por diversos órgãos do Governo de Alagoas — e da sala de tecnologia da informação, que abriga computadores e servidores indispensáveis para todo o estado.
Isso poderá ser viabilizando mediante uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A RNP é o órgão federal que provê conectividade de internet veloz para ambientes acadêmicos públicos no Brasil. Em Alagoas, seu Ponto de Presença (PoP AL) é abrigado na seda da Fapeal. Diversas instituições se beneficiam dessa banda larga, incluindo-se todos os campi da Ufal, Uneal e Uncisal e órgãos pertinentes do Governo de Alagoas.
Colaboração
O professor Fábio Guedes dedicou a inauguração a toda à equipe da Fapeal, agradecendo também a superintende administrativa da fundação Morgana Medeiros pela participação na idealização do projeto enquanto arquiteta, e aos setores Assessoria Executiva de Gestão Interna, Gerência Administrativa e Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, pela dedicação em executá-lo.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
