Afiliada à EBC, TV Ufal entra no ar em 2020 em canal aberto
Pró-reitor participa de evento em Brasília e realiza tratativas
O Estado de Alagoas vai ganhar em 2020 mais um canal aberto de televisão. E este canal será a TV Ufal. A boa notícia foi confirmada em Brasília (DF) pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, professor Clayton Santos, que realizou as tratativas entre a instituição e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) durante o encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ocorrido nos dias 3 e 4 de março.
A TV Ufal, afiliada à EBC, deve entrar em operação no segundo semestre deste ano, cobrindo a princípio a capital Maceió. Os retransmissores já foram adquiridos pela Empresa Brasil de Comunicação e devem chegar no Campus A.C. Simões ainda no primeiro semestre deste ano. As operações da TV Ufal começam retransmitindo o sinal digital aberto da EBC, mas a meta da gestão é produzir conteúdo próprio a partir de 2021.
“Esta é a realização de um desejo antigo da comunidade acadêmica, que é contar com um canal próprio de televisão com conteúdos voltados à educação, à cultura e à diversidade regional. O empenho e a parceria da EBC neste processo são fundamentais. Vamos receber em equipamentos e capacitação para fazer da Ufal a afiliada alagoana da Empresa Brasil de Comunicação. Começaremos retransmitindo, mas queremos avançar também na produção de conteúdos para exibição local e nacional”, afirmou o pró-reitor.
“É fundamental também destacar e agradecer o compromisso e a disposição da EBC, do presidente Luiz Carlos Pereira Gomes, do diretor Roni Baksys Pinto, de toda a diretoria e equipe da Empresa, que está realizando este investimento em nossa Universidade. Esta parceria é muito promissora, vamos nos empenhar ao máximo e vamos retransmitir os conteúdos televisuais da Empresa Brasil de Comunicação para os alagoanos ainda este ano”, disse Clayton Santos.
A convite da EBC, o pró-reitor de Extensão da Ufal participou do Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de TV e Rádio. A meta do evento foi fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública e difundir a comunicação pública no País. O encontro reuniu cerca de 70 representantes de 50 emissoras de todas as regiões do país e contou com a presença do Porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros; do Secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Gurgel do Amaral; do Assessor Especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Nilson Nodiri; e do Superintendente de Outorga e Recursos da Anatel, Vinicius Karan.
Ao abrir o evento, o presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, lembrou que o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) faz parte das atribuições da Empresa. “Está na Lei de Criação da EBC que nós temos a competência para reunir a RNCP. Estamos aqui com o objetivo de fortalecer a Rede, estabelecer uma cooperação técnica que propicie difundir a comunicação pública em todo o país, estreitar o relacionamento entre as afiliadas e promover o regionalismo do conteúdo dos veículos da EBC”, disse o presidente.
O Diretor-Geral, Roni Baksys, realizou uma apresentação sobre a qualidade dos gastos da EBC, os principais resultados alcançados em 2019, as metas a serem atingidas até o ano de 2023 e o plano de transformação da Empresa. “A EBC necessita de suas afiliadas para chegar a todo o Brasil. Queremos promover o fortalecimento e a ampliação desta Rede. O crescimento da radiodifusão pública no Brasil depende diretamente da RNCP”, defendeu o diretor.
Foi a primeira vez que a EBC reuniu, em um único encontro, emissoras de Rádio e TV para discutir desafios e estratégias de cooperação.
Veja também
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
