Cria será modelo para programa no Mato Grosso
Comitiva técnica veio a Alagoas para conhecer os cuidados com a primeira infância
A primeira-dama, Renata Calheiros, recebeu ontem (5) a comitiva do Estado do Mato Grosso, que veio a Alagoas para conhecer o programa Criança Alagoana (Cria). A missão institucional foi coordenada pela também primeira-dama mato-grossense, Virginia Mendes, que quer utilizar os métodos aplicados em Alagoas para iniciar o projeto voltado à primeira infância no Mato Grosso.
De acordo com Virginia Mendes, foi a repercussão nacional do Cria que fez o Governo do Mato Grosso vir a Alagoas para conhecer o modelo do programa. “Fizemos um levantamento de tudo que estava sendo aplicado no Brasil, e o Cria foi o que nos mais chamou a atenção. Então estamos aqui para aprendermos e replicarmos o que de bom está sendo feito”, disse a primeira-dama.
Renata Calheiros, que atua como coordenadora intersetorial do Comitê da Primeira Infância de Alagoas, falou sobre a satisfação de receber a comitiva do Mato Grosso e destacou que essa troca de experiência também foi utilizada pelo Governo do Estado, para construção das diretrizes do Cria.
“Buscamos as melhores práticas de cuidados com a primeira infância, com o apoio de instituições nacionais e internacionais e conhecemos projetos de referência em outros Estados. Realizamos estudos e planejamento para aplicarmos a nossa realidade regional, e assim nasceu o Cria. Uma política pública que investe na primeira infância como caminho para transformação social de Alagoas”, afirmou Renata Calheiros.
A primeira-dama de Alagoas fez uma apresentação detalhada sobre o programa, apresentando o modelo intersetorial de trabalho, que se constitui em unir esforços de várias secretarias de Estado. Ela pontuou as diretrizes, como qualificação profissional; a promoção da recuperação nutricional das gestantes e das crianças; a estimulação do desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento da rede de apoio na execução dos serviços públicos de forma integrada.
HOSPITAL DA MULHER
O segundo momento do trabalho da comitiva foi a visita ao Hospital da Mulher, uma entrega do Governo do Estado, impulsionada pelas diretrizes do Cria. As primeiras-damas, com suas equipes técnicas, conheceram como funciona a unidade hospitalar, construída nos melhores padrões de segurança e cuidados para gestantes e bebês.
“O que define o que estamos vendo aqui é encantamento com uma política pública bem planejada. O que ouvimos do ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, condiz que com tudo que nos foi apresentado. Voltaremos inspirados com o trabalho dos alagoanos, para fazermos algo parecido no Mato Grosso”, afirmou a secretárias de Assistência Social do Mato Grosso, Rosamaria Carvalho.
ARTESANATO
A comitiva mato-grossense também conheceu o programa Alagoas Feita à Mão, voltado ao artesanato alagoano, e que tem como maior apoiadora a primeira-dama Renata Calheiros. A última programação do dia foi para conhecer as obras gigantes dos mestres da arte popular, na orla de Maceió, e visitar o Pontal da Barra, para apresentação o polo de produção do bordado filé, genuinamente alagoano.
O governador Renan Filho, também recebeu a comitiva em um almoço oficial no Palácio Floriano Peixoto, que contou com a presença dos secretários estaduais de saúde, Alexandre Aires e de assistência social, Silvio Bulhões, além de a diretora do Hospital da Mulher, Eliza Barbosa e representantes da equipe técnica do Cria.
Veja também
Últimas notícias
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
