Geral

Cria será modelo para programa no Mato Grosso

Comitiva técnica veio a Alagoas para conhecer os cuidados com a primeira infância

Por Agência Alagoas 06/03/2020 13h01
Cria será modelo para programa no Mato Grosso
Primeira-dama, Renata Calheiros, recebeu ontem (5) a comitiva do Estado do Mato Grosso - Foto: Thiago Sampaio

A primeira-dama, Renata Calheiros, recebeu ontem (5) a comitiva do Estado do Mato Grosso, que veio a Alagoas para conhecer o programa Criança Alagoana (Cria). A missão institucional foi coordenada pela também primeira-dama mato-grossense, Virginia Mendes, que quer utilizar os métodos aplicados em Alagoas para iniciar o projeto voltado à primeira infância no Mato Grosso.

De acordo com Virginia Mendes, foi a repercussão nacional do Cria que fez o Governo do Mato Grosso vir a Alagoas para conhecer o modelo do programa. “Fizemos um levantamento de tudo que estava sendo aplicado no Brasil, e o Cria foi o que nos mais chamou a atenção. Então estamos aqui para aprendermos e replicarmos o que de bom está sendo feito”, disse a primeira-dama.

Renata Calheiros, que atua como coordenadora intersetorial do Comitê da Primeira Infância de Alagoas, falou sobre a satisfação de receber a comitiva do Mato Grosso e destacou que essa troca de experiência também foi utilizada pelo Governo do Estado, para construção das diretrizes do Cria.

“Buscamos as melhores práticas de cuidados com a primeira infância, com o apoio de instituições nacionais e internacionais e conhecemos projetos de referência em outros Estados. Realizamos estudos e planejamento para aplicarmos a nossa realidade regional, e assim nasceu o Cria. Uma política pública que investe na primeira infância como caminho para transformação social de Alagoas”, afirmou Renata Calheiros.

A primeira-dama de Alagoas fez uma apresentação detalhada sobre o programa, apresentando o modelo intersetorial de trabalho, que se constitui em unir esforços de várias secretarias de Estado. Ela pontuou as diretrizes, como qualificação profissional; a promoção da recuperação nutricional das gestantes e das crianças; a estimulação do desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento da rede de apoio na execução dos serviços públicos de forma integrada.

HOSPITAL DA MULHER
O segundo momento do trabalho da comitiva foi a visita ao Hospital da Mulher, uma entrega do Governo do Estado, impulsionada pelas diretrizes do Cria. As primeiras-damas, com suas equipes técnicas, conheceram como funciona a unidade hospitalar, construída nos melhores padrões de segurança e cuidados para gestantes e bebês.

 “O que define o que estamos vendo aqui é encantamento com uma política pública bem planejada. O que ouvimos do ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, condiz que com tudo que nos foi apresentado. Voltaremos inspirados com o trabalho dos alagoanos, para fazermos algo parecido no Mato Grosso”, afirmou a secretárias de Assistência Social do Mato Grosso, Rosamaria Carvalho.

ARTESANATO
A comitiva mato-grossense também conheceu o programa Alagoas Feita à Mão, voltado ao artesanato alagoano, e que tem como maior apoiadora a primeira-dama Renata Calheiros. A última programação do dia foi para conhecer as obras gigantes dos mestres da arte popular, na orla de Maceió, e visitar o Pontal da Barra, para apresentação o polo de produção do bordado filé, genuinamente alagoano.  

O governador Renan Filho, também recebeu a comitiva em um almoço oficial no Palácio Floriano Peixoto, que contou com a presença dos secretários estaduais de saúde, Alexandre Aires e de assistência social, Silvio Bulhões, além de a diretora do Hospital da Mulher, Eliza Barbosa e representantes da equipe técnica do Cria.