Projeto Nossa Praia mantém displays de distribuição de sacolas e recolhimento de resíduos sólidos
Monitoramento e manutenção são feitos mensalmente pela equipe de Educação Ambiental
O Projeto Nossa Praia do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas está presente em toda a faixa litorânea com ações de educação ambiental. Uma das ferramentas para estimular a preservação, junto com a população, é a implantação de displays com sacolas, lixeiras e recolhimento de bitucas de cigarro. Como ocorre mensalmente, a partir desta segunda-feira (9), o órgão fará o monitoramento e manutenção das placas durante a semana.
A iniciativa está estabelecida há cinco anos e apresenta atualmente 68 displays instalados. São três tipos de painéis: padrão, com rolo de sacola e lixeira; pet, para recolhimento de fezes de animais; e bituca, destinado aos filtros de cigarro.
Estão instaladas 31 placas em Maceió, 23 no Litoral Sul e 14 no Litoral Norte. Os displays já fazem parte do cenário litorâneo das praias de Alagoas, com retorno positivo dos banhistas e comerciantes, afirma Andreia Izidro, consultora ambiental do IMA e articuladora do Projeto Nossa Praia.
“Primeiramente, as placas foram colocadas em pontos estratégicos para atender um raio favorável. A adoção foi um sucesso. Hoje recebemos diversas solicitações por ofício ou mesmo abordagem no momento das ações”, afirma.
Através do Projeto Nossa Praia, o IMA iniciou recentemente o recolhimento de filtros de cigarro nos displays. A ação é advinda da mobilização mundial contra as bitucas, um resíduo tão acumulativo quanto os canudos. Para o ano de 2020, a Gerência de Educação Ambiental (Gedam) está em busca de parceiros para a destinação e aproveitamento corretos dos filtros depositados nos painéis.
Aplicativo Nossa Praia
Parceiro do banhista, o aplicativo Nossa Praia exibe qual o display mais próximo disponível. É só tocar na seção “Sacolas”. No app, também é possível verificar a qualidade da água, o clima e previsão do tempo, além das tábuas de maré.
E para quem curtiu tudo o que o Nossa Praia faz, também pode ficar ligado no calendário de ações do Projeto. E se quiser sugerir ações em sua região, é só preencher o formulário na seção “Mais”.
Faça o download gratuito do aplicativo Nossa Praia para Android e iOS.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
