Projeto Nossa Praia mantém displays de distribuição de sacolas e recolhimento de resíduos sólidos
Monitoramento e manutenção são feitos mensalmente pela equipe de Educação Ambiental
O Projeto Nossa Praia do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas está presente em toda a faixa litorânea com ações de educação ambiental. Uma das ferramentas para estimular a preservação, junto com a população, é a implantação de displays com sacolas, lixeiras e recolhimento de bitucas de cigarro. Como ocorre mensalmente, a partir desta segunda-feira (9), o órgão fará o monitoramento e manutenção das placas durante a semana.
A iniciativa está estabelecida há cinco anos e apresenta atualmente 68 displays instalados. São três tipos de painéis: padrão, com rolo de sacola e lixeira; pet, para recolhimento de fezes de animais; e bituca, destinado aos filtros de cigarro.
Estão instaladas 31 placas em Maceió, 23 no Litoral Sul e 14 no Litoral Norte. Os displays já fazem parte do cenário litorâneo das praias de Alagoas, com retorno positivo dos banhistas e comerciantes, afirma Andreia Izidro, consultora ambiental do IMA e articuladora do Projeto Nossa Praia.
“Primeiramente, as placas foram colocadas em pontos estratégicos para atender um raio favorável. A adoção foi um sucesso. Hoje recebemos diversas solicitações por ofício ou mesmo abordagem no momento das ações”, afirma.
Através do Projeto Nossa Praia, o IMA iniciou recentemente o recolhimento de filtros de cigarro nos displays. A ação é advinda da mobilização mundial contra as bitucas, um resíduo tão acumulativo quanto os canudos. Para o ano de 2020, a Gerência de Educação Ambiental (Gedam) está em busca de parceiros para a destinação e aproveitamento corretos dos filtros depositados nos painéis.
Aplicativo Nossa Praia
Parceiro do banhista, o aplicativo Nossa Praia exibe qual o display mais próximo disponível. É só tocar na seção “Sacolas”. No app, também é possível verificar a qualidade da água, o clima e previsão do tempo, além das tábuas de maré.
E para quem curtiu tudo o que o Nossa Praia faz, também pode ficar ligado no calendário de ações do Projeto. E se quiser sugerir ações em sua região, é só preencher o formulário na seção “Mais”.
Faça o download gratuito do aplicativo Nossa Praia para Android e iOS.
Veja também
Últimas notícias
Homem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro da Jatiúca, em Maceió
Polícia Civil prende suspeito de homicídio motivado por disputa entre facções em Anadia
Prefeito JHC anuncia criação de novo projeto para o antigo Ecopark, em Maceió
[Vídeo] Leonardo Dias e Fabio Costa convocam Direita para manifestação contra Lula e ministros do STF
Técnicos administrativos da Ufal aprovam greve com início nesta sexta-feira (27)
Governo empossa 41 novos integrantes da Polícia Científica de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
