Alunos do projeto Ronda no Bairro estreiam curso sobre botânica
Grupo formado pelos Patrulheiros Mirins Ambientais do Jacintinho deu início à formação que se estenderá até junho, na sede do IMA
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase, proferida pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire, retrata com fidelidade a intenção do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, ao oferecer semanalmente aulas às crianças e adolescentes do Jacintinho, primeiro bairro de atuação do programa.
Entre as disciplinas ofertadas está a Educação Ambiental. Todos os sábados, os chamados Patrulheiros Mirins Ambientais se reúnem para aprender sobre a importância dos cuidados com a natureza, como isso impacta diretamente o dia a dia, além de estudarem sobre noções de civilidade e vida coletiva.
E, nesta quarta-feira (11), as crianças e os adolescentes atendidos pelo Ronda no Bairro iniciaram uma nova jornada de aprofundamento sobre o tema. Isto porque foi dada a largada para o I Curso de Formação de Botânicos Mirins, realizado pelo Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), do qual os estudantes irão participar, semanalmente, com aulas práticas e teóricas.
“Essa é a primeira turma que nós abrimos com essa temática e temos boas expectativas. Além de conhecer na prática o trabalho desenvolvido pelos profissionais do IMA no cuidado com a nossa flora e fauna, eles vão aprender sobre a importância da catalogação, investigação e preservação da biodiversidade. Tudo isso aliando teoria e prática, a fim de que desenvolvam uma consciência ecológica ainda mais ampla e ativa”, pontuou a curadora do Herbário, Rosângela Pereira.
Para a pequena Leilane Maísa, de 10 anos, a experiência foi surpreendente. Em entrevista, ela afirmou ter ficado encantada com a diversidade de plantas que viu na sede do IMA. Leilane disse ainda que está ansiosa para as próximas semanas. “Pelo que os tios falaram pra gente, vai ter muita coisa legal até o final do curso. Eu estou muito curiosa para conhecer tudo que eles falaram. Acho que vai ser muito legal”.
A previsão é de que a formação se estenda até o mês de junho, quando acontecerá a formatura com entrega de certificado aos participantes. O superintendente do Programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, parabenizou os estudantes e celebrou a parceria firmada junto ao Instituto do Meio Ambiente, salientando sobre a importância de somar forças para combater a violência nos mais diversos âmbitos.
A fala foi referendada pelo diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, que anunciou ainda a realização de outras ações conjuntas entre o Ronda no Bairro e o IMA. “Esta é a primeira de muitas ações que, com certeza, faremos juntos. Já estamos alinhando outras atividades a serem realizadas nos territórios de atuação do Ronda e temos de certeza de que serão tão ou mais proveitosas quanto essa”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Número de turistas estrangeiros em Alagoas cresce mais de 145% no primeiro bimestre
Reajuste de medicamentos deve impactar bolso dos alagoanos a partir de abril
[Vídeo] Rodauto destaca tradição e transparência nos serviços automotivos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
